Feira de Negócios Cocatrel: café poderá ser moeda na compra de insumos, defensivos e máquinas agrícolas
Proporcionar ao cooperado a oportunidade de adquirir insumos, defensivos e maquinário agrícola que tornem o trabalho na propriedade rural mais adequado e rentável. É com esse objetivo que a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda. (Cocatrel) realizará nos dias 5, 6 e 7 de setembro a sua primeira Feira de Negócios.
Para o evento são esperadas 60 empresas de todo o Brasil. De acordo com Jorge Luis Piedade Nogueira, Diretor Técnico Industrial, a Cocatrel encara com otimismo o novo desafio, a fim de auxiliar o produtor no acesso às novas tecnologias. Todos os esforços, afirma, estão sendo movidos para que o cooperado consiga suprir suas necessidades, não apenas conhecendo, mas adquirindo produtos pelo menor preço do mercado e em ótimas condições de pagamento. “Os expositores estão empolgados, fazendo questão de participar e apoiar o evento da Cooperativa”, completa.
Para incentivar a transação comercial, haverá algumas facilidades, explica Nogueira. “Estamos conversando com as empresas para que elas pratiquem preços muito competitivos, bem atrativos nas compras à vista”. Outra medida prevista é a implantação das operações de barter, ou seja, o café será trocado por mercadorias. “A moeda do cooperado é café. Acreditamos que o produtor terá mais segurança em fazer compromisso em sacas do grão do que firmar compromisso em real”. Pequenos e grandes produtores poderão desfrutar da modalidade, respeitando-se alguns limites que estão sendo definidos.
Os estandes serão erguidos no terreno ao lado da Loja Matriz, localizado na Avenida Ipiranga. Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso também à Cafeteria onde poderão degustar bebidas de excelente qualidade servidas em ambiente moderno e agradável e ainda adquirir produtos com a marca Cocatrel. Na segunda e terça, também a Loja Matriz estará de portas abertas.
Cupping
Da Cafeteria, o público visualizará uma novidade, cujas obras estão a todo vapor: o laboratório de cafés especiais. Da sala de cupping, os provadores apresentarão aos exportadores, aos compradores de cafés especiais e aos demais visitantes da Feira de Negócios como é o trabalho deles e, claro, os tipos de café que aportam na Cooperativa.
Nos dias 5 e 6, a Feira de Negócios funcionará das 8 às 17 horas e no dia 7, das 8 ao meio dia.
Interação com a comunidade
A venda de adubos, fertilizantes, defensivos e máquinas será exclusiva para os cooperados, que têm propriedades em aproximadamente 60 municípios da região. É possível que a prioridade desperte o interesse por filiações e elas serão bem-vindas, segundo o Diretor Técnico Industrial.
A Cocatrel visualiza que nos três dias da Feira de Negócios, a Cidade ficará mais movimentada pela presença de produtores e expositores. Conclui, então, que haverá renda extra para diversos setores, tais como, de hotelaria e alimentação.
Toda a comunidade já está sendo convidada a prestigiar o evento. Algumas ações serão desenvolvidas junto às escolas. “É uma maneira de envolvermos a sociedade com a cafeicultura, segmento que é muito importante para Três Pontas”, finaliza Jorge Nogueira.