Expocafé 20 anos: parcerias e presença da comunidade são receitas de sucesso no evento, diz expositor trespontano
A 20ª edição da Expocafé será encerrada às 18 horas desta sexta-feira (19), na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas. Então ainda dá tempo de visitar o evento e todo trespontano, mesmo que não seja ligado ao agronegócio, deve prestigiar. Esta é uma opinião do Diretor Comercial do Clube da Casa Nova Era. Sávio Martins observa que entre os 200 estandes das 150 empresas participantes estão máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, mas também muitos outros produtos que fogem, digamos, dessa linha bruta, por exemplo, cosméticos, roupas, cutelaria e até louças e decoração.
“A Expocafé é uma grande feira, um grande acontecimento. Os trespontanos devem conhecer para que o evento fique em nossa Cidade e seja uma referência. Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, por exemplo, é conhecida pela produção de cervejas e pela Agrishow. Três Pontas é conhecida por Milton Nascimento, pelo Beato Padre Victor e pode se firmar mundialmente como a terra da Expocafé”, motiva o Empresário.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube da Casa Nova Era tem presença garantida. Para o evento foi levado o mesmo conceito do showroom: “tem de tudo pra todo mundo”. Assim, estão disponibilizados no estande ferramentas, materiais de camping e, entre outros, o setor de presentes.
Quem passa por lá, no primeiro momento tem a atenção atraída por plantas, peixes e um belo lago. Sávio Martins explica que os chamarizes são frutos de parceria. A Compre Planta é uma empresa nova no Município. “O viveiro fica a um quilômetro da Expocafé e quem desejar pode adquirir várias espécies aqui, entre árvores, arbustos, trepadeiras, flores, palmeiras e coqueiros – tudo direto da fonte produtora”, mostra Sávio.
José Sales Alvim Junior recebeu o convite do empresário e está na Expocafé apresentando a AquaMinas e compondo o paisagismo do estande do Clube da Casa Nova Era.
“Trabalhamos aqui duas frentes. Primeira, o lago ornamental que abriga peixes coloridos – carpas e kinquios”. Empreendedor do ramo da piscicultura há 18 anos, na região de Poço Fundo, Junior explica que o lago do estande utiliza o sistema de recirculação, o que mantém a água limpa, transparente, tratada sem desperdício. “O nosso amigo Sávio gosta muito do meio ambiente, então, projetamos essa ornamentação que, além de linda, traz paz”. Ele revela ainda que os lagos ornamentais cabem em todo tipo de espaço: dentro de casa, jardim de inverno, cozinha gourmet, enfim, onde há interesse em criar o ambiente úmido para conforto, descanso, aconchego.
O segundo objetivo da parceria AquaMinas-Clube da Casa Nova Era é disponibilizar alevinos para os visitantes da Expocafé. Então, lá estão espécies nativas da região, de outras localidades brasileiras e até estrangeiras, além das exóticas.
De mãos dadas
O piscicultor não foi o único a fechar a cooperação. “Nunca medimos esforços para trazer para o Clube da Casa Nova Era parceiros renomados de outros segmentos. Não vendemos peixes, mas convidamos o Junior para que os produtores possam comprar alevinos diretamente dele e muito nos deixa felizes a adesão de outras empresas ao nosso projeto Expocafé”, começa Sávio Martins.
Então, ele enumera os demais parceiros. A Matabi, segundo o empresário trespontano, é a maior empresa de pulverizadores manuais do mundo. A marca é da Espanha e de lá vieram diretores que prestigiaram a feira, como fizeram ano passado. A Vonder – líder nacional em ferramentas manuais, elétricas e equipamentos a combustão – também está firme no estande, assim como a Branco – pertencente à Briggs & Stratton Corporation, considerado o maior produtor mundial de motor estacionário. “Temos ainda a Husqvarna com suas diferenciadas motosserras e roçadeiras”. Se os parceiros vieram, o Clube da Casa Nova Era também estendeu as mãos e participa do estande da Shindaiwa, um dos mais atrativos da Expocafé 2017.
Mudanças aprovadas
Foram investidos aproximadamente R$ 250 mil na estruturação do espaço que abriga a Expocafé. A área foi ampliada para cerca de 14.000m² e abriga 150 expositores, 30 deles estreantes no evento. Uma das melhorias foi o asfaltamento. Os 200 estandes também foram dispostos diferentemente das edições anteriores. Para Sávio Martins, a nova estrutura além de conforto para os transeuntes, tornou o evento mais acolhedor, facilitando, inclusive, a visualização de todos os produtos e empresas expositoras. O Diretor Comercial do Clube da Casa Nova Era destaca a “força” dada pelas cooperativas Cocatrel (Três Pontas) e Minasul (Varginha) para o bom andamento das negociações dos produtos demandados pelos cafeicultores cooperados do Sul de Minas.
“A Expocafé evoluiu, cresceu em número de expositores e está com bom movimento. Isso nos dá força para buscarmos recursos e garantir a nossa presença aqui no próximo ano. Estamos felizes e torcendo para que mais melhorias aconteçam”, encerra Sávio Martins.
A expectativa do coordenador-geral da Expocafé 2017, Antônio Nunes, é que o evento feche com números semelhantes à edição anterior: 20 mil visitantes e cerca de R$ 200 mil em negócios prospectados.
(Fotos: Hecio Rafael)