Ex-Deputado Durval Ângelo toma posse no Tribunal de Contas de Minas, assumindo lugar da ex-prefeita de TP Adriene Andrade
Arlene Brito
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) escolheu o ex-deputado Durval Ângelo Andrade para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG). Ele passa a ocupar a vaga deixada por Adriene Barbosa de Faria Andrade.
A ex-prefeita de Três Pontas foi a primeira mulher nomeada conselheira e a primeira a presidir o Tribunal. Adriene Andrade foi lembrada na cerimônia de posse, realizada no Auditório “Vivaldi Moreira”, na sede do TCEMG, em Belo Horizonte, na quarta-feira (1º).
De acordo com o ex-prefeito, atual vice-presidente da Copasa, Tadeu José de Mendonça, vários conselheiros e deputados foram unânimes nos elogios e justos ao se reportarem à Adriene, que faleceu em abril deste ano.
Em seu pronunciamento, o governador Fernando Pimentel, por exemplo, homenageou a memória da conselheira e agradeceu ao TCEMG pelos relevantes serviços em modernizar e melhorar o setor público em benefício do cidadão.
Desafios
Durval Ângelo relembrou sua carreira na política e sua ligação à causa dos Direitos Humanos. Também destacou que assume “essa circunstância nova, com motivação da síntese socrática e, sinceramente, reconheço que precisarei aprender muito”. Ele falou dos novos desafios que terá ao integrar o colegiado de conselheiros: o desafio do aprendizado, o desafio da compreensão da missão do TCEMG, tanto de fiscalizar quanto de orientar, e o desafio de contribuir para a execução de políticas públicas “que melhorem a vida das pessoas, sobretudo as empobrecidas, que são as que mais precisam delas”.
A breve cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do TCEMG, Mauri Torres, que substituiu o presidente Cláudio Terrão, ausente por motivo de saúde na família.
(Fonte complementar: TCEMG)
Sintonize mais: Três Pontas se despede da ex-prefeita Adriene