Escolas estaduais de Três Pontas aderem à greve
As escolas estaduais de Três Pontas aderiram à greve instalada em Minas Gerais desde o último dia 11. Hoje (28) pela manhã, alguns profissionais da Educação se reuniram na Praça Cônego Victor com o objetivo de iniciar as manifestações. Outro encontro público está sendo organizado e deve acontecer no início desta próxima semana.
Até o momento, a Escola Estadual “Presidente Tancredo Neves” não decidiu se irá aderir ao movimento grevista. Já a Escola Estadual “Cônego José Maria” optou em manter as atividades letivas.
Reivindicações
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) a categoria exige o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional, a defesa do emprego e de uma educação pública de qualidade social.
Isonomia na Política Salarial
A Educação cobra do Governo do Estado a sanção da Emenda 2/2020, que garante isonomia salarial a todo funcionalismo. Romeu Zema apresentou o Projeto de Lei (PL) 1.451/2020, já aprovado em segundo turno no Plenário da Assembleia Legislativa, que atualiza os vencimentos apenas dos servidores da Segurança Pública. A categoria afirma reconhecer a importância do direito a essa parte do serviço público, mas também reivindica extensão na política salarial.