Escolas do Legislativo do Sul de Minas participam de Plenária Regional em Pouso Alegre
Escolas do Legislativo implantadas nas cidades de Carvalhópolis, Extrema, Itajubá, Machado, Monte Sião, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Três Pontas participam nesta quinta-feira (20) da Plenária Regional do Parlamento Jovem Minas 2015.
O evento será aberto às 14 horas, no plenário principal da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Mais de 150 estudantes do Ensino Médio da região Sul de Minas discutirão e votarão propostas para o poder público estadual, relativas à “Segurança Pública e Direitos Humanos – A prevenção ao crime se faz com a promoção da cidadania”. O tema está dividido em três subtemas, sendo eles a “Prevenção Social do Crime”, “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” e “Proteção a Segmentos Vulneráveis”.
Cada município integrante do Polo Sul de Minas I, apresentará três sugestões votadas e aprovadas em suas respectivas plenárias locais. A de Três Pontas foi realizada em 25 de junho, após 13 encontros concretizados desde o lançamento do Parlamento Jovem trespontano em 25 de março. Neste período, as reuniões de trabalho, as palestras e discussões, contaram com a participação de integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep Travessia), do Procurador Geral do Município Leinner Marchetti Pereira, Proerd, Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário e, dentre outros, de profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Da Plenária Regional sairão as sugestões que participarão da Plenária Estadual, em 30 de setembro e que será sediada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. A expectativa é que as ideias dos jovens cidadãos trespontanos cheguem lá. Isto porque as principais sugestões selecionadas na Plenária Mineira serão entregues à Comissão de Participação Popular da ALMG e poderão alterar atuais leis ou gerar novas leis.
Conheça as propostas do Polo Sul de Minas I. As de número 10 se referem às selecionadas na Plenária Municipal de Três Pontas.
O Parlamento Jovem de Minas é um Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática nos municípios.
Em Três Pontas, o Parlamento Jovem foi instalado por intermédio da Escola do Legislativo, criada em 6 de outubro de 2014, por iniciativa da Vereadora Valéria Evangelista de Oliveira. O funcionamento é no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara de Vereadores.
(Fotos: Plenária Municipal de Três Pontas: Escola do Legislativo “Professora Maria Rogéria de Mesquita”)