Escola “Marieta Castro” promove desfile enaltecendo a beleza negra em TP
Jessica Mesquita Silva
Na última sexta-feira (24), a Escola Estadual “Professora Marieta Castro” promoveu um desfile enfatizando a diversidade racial. A atividade fez parte da Semana de Educação para a Vida e teve o objetivo de comemorar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
De acordo com a especialista de Educação Básica e supervisora Pedagógica da instituição de ensino, Dálete de Souza Maia Vicentini, os trabalhos desenvolvidos na Escola “Marieta Castro” buscaram valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, redescobrir a cultura negra, desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos da cultura africana, promover discussões através de rodas de conversa e construir conhecimentos sobre as tradições, crenças e maneiras de se vestir.
O desfile
No encerramento da Semana de Educação para a Vida, o desfile foi o auge das atividades. Na oportunidade, os candidatos foram avaliados pelo seu traje, simpatia, postura e expressão oral. Confira os campeões a seguir.
Turno matutino
Feminino
1º Lugar: Graziele de Moura Chaves
2º Lugar: Naomi Keity Dias Antônio
3º Lugar: Leiliane de Morais
Masculino
1º Lugar: Jonathan da Silva Santos
2º Lugar: Matheus Gabriel Esteves da Silva
3º Lugar: Jackson de Oliveira de Jesus Camilo
Turno vespertino
Feminino
1º Lugar: Maria Eduarda Alves
2º Lugar: Maria Clara Balduino Oliveira
3º Lugar: Emily dos Santos Balbino
Masculino
1º Lugar: Pedro Lucas de Paula Silva
2º Lugar: Willian Carlota de Souza
3º Lugar: Luis Miguel Vítor
Além do desfile, a sexta-feira contou com apresentação de capoeira, de danças e de música. Os presentes puderam ainda conferir de perto uma exposição com objetos referente à cultura negra.
Semana de Educação para a Vida
A Semana de Educação para a Vida foi estabelecida pela Lei 11.988/2009 e estipula a criação de um período (20 a 24 de novembro) para realizar atividades pedagógicas nas escolas estaduais de Minas Gerais.
Segundo Dálete Vicentini, a Escola “Marieta Castro” teve autonomia para planejar e realizar as atividades seguindo o projeto político-pedagógico. “Estendemos os trabalhos por todo o mês de novembro”, explicou.
(Fotos: Escola Estadual “Professora Marieta Castro”)