Escola Marieta Castro convida para a Feira do Conhecimento Afrodescendente, neste sábado, em TP
Neste sábado (23), a Escola Estadual “Professora Marieta Castro”, em Três Pontas, estará aberta para que a comunidade escolar e demais trespontanos participem da Feira do Conhecimento Afrodescendente (Fecoafro) 2019.
A partir das 8 horas haverá apresentação de danças, músicas, poesias e peças teatrais. O público poderá ainda prestigiar exposições de maquetes, fotografias e desenhos – além de culinária, artesanato e um desfile que promete impressionar.
De acordo com a Escola, a Fecoafro é um projeto multidisciplinar que envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio e que conta com a participação do corpo administrativo, técnico e pedagógico e das famílias dos educandos. O objetivo principal é propiciar aos alunos a possibilidade de conhecer melhor suas origens para com ela interagir, adotando atitudes de responsabilidade e respeito para com o outro.
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre as atividades turísticas, musicais, gastronômicas, esportivas, culturais e científicas sobre o povo africano e afrodescendente. Possibilitar a reflexão sobre questões de preconceito. Incentivar aos alunos a valorizar e utilizar dos conhecimentos sobre o povo afrodescendente, nos seus vários aspectos, para desenvolverem atitudes de respeito. E motivar a participação da comunidade nos eventos realizados pela Escola são metas específicas que, avalia a equipe, são alcançadas com êxito.
O projeto teve início em março e culmina na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), momento propício – segundo a Escola – para aprofundar o sentimento de pertencimento da população ao país e para expor valores e ações do cotidiano, oportunizando a todos vivenciar momentos de reflexão do povo afrodescendente, adotando atitudes que visam resgatar valores que expressam preocupação e respeito ao bem comum.
A Fecoafro acontece ainda na Semana da Educação para a Vida, criada pela Lei Federal 11.988, de 27 de julho de 2009, que determina que as escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio de todo o país trabalhem matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como, ecologia e meio ambiente, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção contra doenças transmissíveis, direito do consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente e outras.
Leitura de textos informativos, reflexão e discussão sobre os temas a serem apresentados na Feira, documentários e filmes, visitas e passeios culturais fizeram parte da metodologia aplicada pela Escola Estadual “Professora Marieta Castro” no desenrolar do projeto “Feira do Conhecimento Afrodescendente”.
A Escola fica na Rua Alfredo Dixini, 585 – Bairro Aristides Vieira de Mendonça e aguarda a sua presença!
(Foto página principal: Divulgação)