Engenheiro Agrônomo da Emater Três Pontas recebe homenagem de produtores da agricultura familiar e de colegas de trabalho
“Tudo isso é uma grande satisfação e vem coroar o meu final de caminhada. Saber do carinho que esse pessoal tem por mim, deixa a certeza de que fiz alguma coisa por eles. Agora tenho total confiança que foi uma semente plantada e que ela vai continuar e vai crescer”.
As palavras são do Engenheiro Agrônomo da Emater-MG, Luiz Eustáquio de Carvalho. Na quarta-feira (27), ele compareceu para uma reunião de trabalho no Sítio Bella Vista, residência do representante legal da Associação dos Agricultores Familiares de Três Pontas e Região (Asaf), David e de sua esposa Viviani, e foi surpreendido por muitas manifestações de afeto. Em breve, Luiz deixará Três Pontas, ao se aposentar, após 38 anos de profissão, iniciados na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Antes de chegar o momento da despedida, a Asaf decidiu prestar a homenagem, em reconhecimento ao apoio constante do Engenheiro Agrônomo ao setor.
O Presidente da Associação, David César Goularte, conta que Luiz já atuava no Município quando o Governo Federal sancionou uma Lei (11.947, de 16 de junho de 2009), determinando que no mínimo 30% do valor repassado aos estados, municípios e ao Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Segundo a Lei, a aquisição dos produtos da agricultura familiar pode ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando, nesse caso, o procedimento licitatório.
À época, continua Goularte, o funcionário da Emater – escritório local, visitou cada pequeno produtor trespontano e orientou que, se formada uma associação, eles teriam mais facilidade em desfrutar das portas que se abriam para o aumento das vendas. Além disso, destaca o Presidente, Luiz apoiou todas as etapas da fundação e segue dando suporte aos agricultores – no campo e fora dele. “Todos que integram a Associação conseguiram melhorar as lavouras, as irrigações, obtiveram financiamentos, enfim, cresceram graças a essa oportunidade”, completa. Luiz se tornou o Sócio Benemérito da Asaf.
Na oportunidade, o Presidente da Associação estendeu o obrigado aos demais integrantes da equipe do escritório local e destacou a importância da Emater para a promoção do desenvolvimento da Capital Mundial do Café.
Os agradecimentos à constante parceria estão agora eternizados em placa entregue pela jovem Vanessa Lopes Goularte, em nome da Associação.
Colegas também prestam homenagem
A responsável pelo Bem Estar Social da Emater-MG, Elaine Guimarães de Souza, falou em nome da equipe do escritório local. Antes de passar ao colega também uma placa, leu os dizeres e agradeceu pela dedicação com que Luiz Eustáquio ajuda aos demais no cumprimento das tarefas diárias, em Três Pontas.
“Ele trata todas as associações do Município, indiscriminadamente, com muito carinho e somos todos amigos. Sabemos que ele procura o melhor nos outros e dá o melhor de si. Ensina, transmite conhecimentos, incentiva e é parceiro nos trabalhos realizados. Nós só temos a agradecer”, registrou Elaine.
Do escritório, compareceram também os engenheiros agrônomos Cosme Vitor de Loredo e Marcelo Dias Tardiolli.
O homenageado ouviu e deixou, pelos olhos, transparecer emoção.
As parcerias
Para Luiz Eustáquio, as conquistas são frutos de parcerias. Ele mencionou que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura têm dado o apoio necessário à agricultura familiar, destacando as participações das secretarias municipais de Educação e de Agricultura. O Engenheiro Agrônomo disse que esses segmentos acreditam na capacidade dos produtores. “Nada acontece só pela vontade da gente. As coisas acontecem com a vontade de todo mundo”, orienta, ressaltando que a confiança que a Emater deposita nos agricultores é recíproca.
Acompanhado do Secretário Municipal de Agropecuária, Miguel Bertozzi, o Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Erik dos Reis Roberto, confirmou que também a Administração acredita na força da agricultura familiar. “Você, Luiz, foi o grande precursor de tudo isso, foi quem lutou para que a Asaf acontecesse. E nós temos a missão de manter vivo esse seu sonho que hoje é realidade”.
Ainda conforme registrou Erik Roberto, a Associação está estruturada e a Secretaria de Educação vivencia o enraizamento claramente. “Vemos que a Asaf fomenta os produtores, o comércio em geral porque vocês compram insumos e matéria prima necessária para a produção de suas culturas fornecendo o alimento para a gente. O dinheiro vai girando e temos que fazer isso para a economia crescer. Isso nasce da força do trabalho da comunidade”.
União foi também o foco do rápido discurso do Presidente da Associação Comunitária Morro Vermelho e Vizinhanças, senhor Ângelo.
Poder de crescimento
O Engenheiro Agrônomo afirmou que outro profissional virá para ocupar o seu lugar e que, com certeza, estenderá as mãos aos produtores, sequenciando a ação. Reforçou que acredita na capacidade de cada um dos membros da Asaf. Segundo ele, existem projetos dentro da Associação para que a comercialização dos produtos vá além das fronteiras trespontanas e que essa expansão será muito importante também para o Município.
“Sempre fiz meu trabalho com honestidade, com dedicação e cumpri a missão que me foi colocada. Guardarei essas lembranças com muito carinho e vou levar essa recepção eternamente. Aqui eu vou voltar sempre porque aprendi a gostar de vocês”, finalizou Luiz Eustáquio.