Encontro das Folias de Reis de Três Pontas completa 50 anos e será no sábado (11)
Sábado, 11 de janeiro. Nesta data será realizado um evento que há meio século movimenta considerável parcela da comunidade trespontana e que se tornou um dos marcos culturais do município: o Encontro das Folias de Reis.
As apresentações acontecerão na Praça Cônego Victor, logo após a Missa das 18h30min, a ser celebrada na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. “As Companhias de Reis poderão participar da celebração religiosa”, informa a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, agradecendo o acolhimento do pároco Cônego José Douglas Baroni.
Ainda de acordo com a Secretaria que é responsável pela organização do Encontro, estarão no palco nove Folias, uma Congada e um Moçambique. A festa será encerrada por uma convidada vinda de Varginha. (Veja relação abaixo). Cada grupo terá 15 minutos para mostrar todo o talento de seus integrantes, incluindo apresentação, agradecimento e o famoso “corta jaca” dos marungos.
O 50º Encontro das Folias de Reis de Três Pontas será conduzido pelo locutor João Batista Martimiano.
Patrimônio
Desafiando a mudança de mentalidade dos mais jovens em relação aos costumes, alguns poucos grupos ainda são vistos, cada um percorrendo determinada região. A cidade chegou a ter 30 Companhias de Reis, número que caiu significantemente com o passar do tempo.
Com o objetivo de incentivar a peregrinação, em 2018 a Câmara de Vereadores aprovou a Lei 4.224. Promulgada por Luis Carlos da Silva, então presidente da Casa Legislativa, a Lei possibilitou o tombamento das festas e celebrações da Folia de Reis trespontanas. Assim, a Folia de Reis passou a ser reconhecida como um patrimônio imaterial do município.
A intenção é assegurar o repasse de recursos que apoiem os grupos na confecção das fardas, compra e manutenção dos instrumentos, enfim, é garantir o suporte para a peregrinação que acontece de 24 de dezembro a 6 de janeiro e para a participação no Encontro anual.
Troféu
Cada Folia que cumprir algumas determinações receberá R$ 1 mil como auxílio financeiro, pagos através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo. Uma das exigências é ter no mínimo 20 componentes, cinco a menos do que o determinado em 2019.
O troféu será outra forma da Prefeitura reconhecer o esforço das Companhias mas, diferentemente de edições anteriores, esta recompensa será entregue em data a ser agendada – e não no decorrer do evento de sábado (14).
Encontro das Folias de Reis de Três Pontas – 50 anos
14 de janeiro – Praça Cônego Victor
Após a Missa das 18h30min (Matriz d’Ajuda)
- Companhia de Reis São Cristóvão
- Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim
- Companhia de Reis Santa Clara
- Companhia de Reis Caminho de Belém
- Companhia de Reis Mãe Rainha
- Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos
- Companhia de Reis Família Dias
- Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria
- Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças
- Congada Nossa Senhora do Rosário
- Moçambique
- Companhia de Reis Nossa Senhora da Guia (Varginha)