Embornal Records faz estreia fonográfica com álbum de coletânea de artistas do Sul de Minas do rock à MPB
O selo Embornal Records lança no nesta sexta-feira (10), em todas plataformas digitais, o álbum “Três Pontas: música em experimento”. O trabalho reúne faixas gravadas ao vivo na cidade sul-mineira e marca a estreia do selo fonográfico. Integram a coletânea as bandas e artistas Compasso Lunnar, Stay Clean, Heitor Branquinho e Isabela Morais. As 12 faixas foram selecionadas a partir de shows gravados no primeiro semestre de 2021 para mostra audiovisual contemplada pela Lei Aldir Blanc, reunindo performances em gêneros diversos como MPB, rock, progressivo e pop contemporâneo.
A Embornal Records nasce com um olhar voltado à produção autoral contemporânea de Três Pontas e região, mas com diálogo com iniciativas e artistas de diferentes localidades e perfis. Os projetos de lançamentos pretendem dar visibilidade e estimular a circulação de obras de grande relevância artística, mas que nem sempre recebem a devida atenção fora dos grandes centros e capitais. “No interior do Brasil e de Minas a gente convive com artistas de grande criatividade e experimentação. Em Três Pontas, por exemplo, existe uma geração influenciada pela obra e legado de Milton Nascimento e Wagner Tiso, mas igualmente em conexão com a música contemporânea e experimental. É uma geração muito especial e que precisa ser conhecida”, afirma Isabela Morais, produtora e artista fundadora do selo junto ao jornalista, músico e produtor João Marcos Veiga.
O nome do selo faz referência à indumentária típica da cultura interiorana, o embornal usado por tropeiros e trabalhadores rurais para carregar ferramentas, alimentos e pertences em geral. O “imborná” a tira-colo, em outro aspecto, carrega a própria identidade mineira, suas memórias, histórias e mistérios que se renovam e se reinventam cotidianamente. É dessa forma que o selo pretende trazer novidades carregadas de afeto e instigantes sonoridades. A Embornal Records também atua como agregadora de iniciativas da região, junto à Desalinho Produções (realizadora da mostra Três Pontas Música e Experimento e gestora artística), o Experience Studios (responsável pela gravação de importantes trabalhos recentes) e realizadores audiovisuais. “É um desafio imenso para os artistas se firmarem no mercado musical atual. Mas também são muitas as possibilidades de diálogo, parcerias, colaborações, das gravações a clipes e lançamentos fonográficos. É isso que queremos fomentar em nosso embornal musical, a partir de artistas que acreditamos e apostamos”, conta João Marcos Veiga.
Lançamentos do “imborná”
Na sequência da coletânea de estreia, para 2022 a Embornal Records fará lançamentos de dois importantes artistas de Três Pontas. O primeiro deles será o disco “Onírico”, de Ismael Tiso. Reconhecido tanto por seu virtuosismo de multi-instrumentista quanto por um cancioneiro autêntico e experimental, ele apresenta ao público o segundo álbum solo da carreira. O trabalho será divulgado com uma série de três singles, cada qual prevendo um clipe assinado pelo realizador audiovisual Andi. Já em março será a vez do álbum “Cativo”, de Clayton Prósperi, pianista e compositor que bebe nas ricas influências da MPB em diálogo com o erudito, jazz e rock, trazendo participações de peso da música nacional em seu trabalho de estreia.
Serviço
Álbum Três Pontas – Música em Experimento” – Embornal Records
Quando: 10 de dezembro (sexta)
Onde
– todas plataformas digitais https://links.altafonte.com/3pontas
– https://open.spotify.com/album/2Evu5nZOI46RfwOKVQEsdH?si=vT_0G5_2R4aMBmRxFsNYWQ
– YouTube Music: https://www.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_kozLSFeCgMd2UvH2wGkVe_favwyIkiRtk
Mais informações: https://www.instagram.com/embornalrecords/
Sobre os artistas do álbum Três Pontas – Música em Experimento (Embornal Records)
Compasso Lunnar: Clayton Prósperi (piano), Fernando Marchetti (bateria), Ismael Tiso (guitarra) e Tutuca (baixo)
Sobre: Banda de “progressivo mineiro” formada por virtuosos instrumentistas, com influências do Clube da Esquina ao erudito e jazz.
Faixas:
“A Primeira” (Ismael Tiso/Clayton Prósperi)
“Andrômeda ou Órion” (Ismael Tiso/Miller Sol)
“Coreana” (Clayton Prósperi)
Stay Clean (Jhonatan Gleyser, Wellington Korcora, Jander Archanjo e Charlinho Maciente)
Sobre: grupo de metal autoral, renovando a veia de rock do Sul de Minas com temas descontraídos e de performance potente.
Faixas:
“Del Rey 84” (Stay Clean)
“Imprevisto” (Stay Clean)
“Whisky Falso” (Stay Clean)
Isabela Morais
Cantora e compositora traz temas de seu primeiro disco autoral, “Do Absurdo”, com parcerias com artistas de todo o país, reforçando seu talento já reconhecido em projetos de MPB e rock nos últimos 20 anos.
Faixas:
“Azulejos” (Isabela Morais/Daniela Delias)
“Limiar” (Danilo Gusmão)
“Over and Over” (Ian Ramil/Mauricio Both)
Banda:
Isabela Morais (voz) / João Marcos Veiga (acordeon) / Ismael Tiso (guitarra) / Iago Tiso (bateria) / Dedê Bonitto (baixo) / Matheus Henrique (piano)
Heitor Branquinho
Artista apresenta músicas de seu mais recente álbum, “Três”, e temas de performance intimista e pegada pop ao lado de banda formada por baixo acústico, saxofone e bateria.
Faixas:
“Amigo” (Heitor Branquinho)
“Declarações” (Heitor Branquinho/Ananda Vendrami)
“Olhos do Mundo” (Heitor Branquinho/Marco Elizeo)
Banda:
Heitor Branquinho (violão e voz) / Eduardo Brasil (baixo) / Thadeu Lenza (bateria) / Décio “Buga” Jr. (sax soprano)