Em noite solene, Câmara presta homenagens pelo Dia Internacional da Mulher
Mulher de fé, mulher simples, mulher destemida, mulher batalhadora. Elas têm características em comum e se tornaram o centro das atenções nesta segunda-feira (9). São tão queridas e admiradas que familiares e amigos se deslocaram debaixo de chuva até o Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara de Vereadores, para prestigiar essas quatro “trespontanas” e dar a elas os parabéns, acompanhados do abraço fraterno.
Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus (indicada pelo Conselho Municipal de Defesa da Mulher), Maria Aparecida da Silva Firmino (Prefeitura de Três Pontas), Marilda Tiso Fernandes Corrêa (Grupo Amigas Guerreiras – Apoio e Combate ao Câncer) e Valdivina de Fátima Juvêncio da Silva (indicada pela Câmara Municipal) foram escolhidas “a dedo” para receberem um Diploma, flores e outras homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A entrega solene foi ontem à noite.
Convidadas a ocupar lugar de honra no Plenário, as homenageadas estavam ladeadas pelos Vereadores, com exceção de Antônio Carlos de Lima – o Antônio do Lázaro (PSD) que não compareceu à Sessão. À frente, tinham a Mesa Diretora composta pelo Presidente e Vice, Luis Carlos da Silva (PPS) e Geraldo Messias Cabral (PDT) e ainda pela Secretária Valéria Evangelista Oliveira (PPS). Na oportunidade, ao grupo se juntou o Prefeito, Paulo Luis Rabello (PPS). Atrás da bancada, estava a imprensa local e uma plateia entusiasmada e orgulhosa por fazer parte do ciclo de convivência das agraciadas.
Recebidas com aplausos Irmã Margarida, Maria Aparecida, Marilda e Valdivina ouviram atentamente um pouco de suas respectivas histórias de vida contado pelo Mestre de Cerimônias, Francisco Cândido. Escutaram com a mesma concentração as palavras das autoridades. Cada vereador teve três minutos para realizar as reverências nas quais reconheceram a importância das homenageadas daquela noite na promoção da comunidade trespontana. Cada uma em sua missão, cada uma em sua função – citaram as lideranças políticas – contribui significantemente para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade mais humana.
Abrigo, auxílio, poder de luta por causas sociais, dedicação e seriedade, alegria, humildade, garra, fibra foram alguns dos adjetivos encontrados pelo Prefeito Paulo Luis.“A todas as homenageadas desta noite, parabéns por serem os exemplos de mulheres que o mundo precisa”, disse finalizando o pronunciamento que foi bastante aplaudido.
A Sessão Solene foi encerrada pelo Presidente Luis Carlos que destacou, “vocês estão aqui representando todas as mulheres de Três Pontas, mas eu é que me sinto homenageado diante das brilhantes escolhas, então, só tenho a agradecer”.
A cerimônia foi abrilhantada ainda pelos músicos trespontanos Clayton Prósperi, Beto Maciel e Wander Scalioni. Ao final, Servidoras da Câmara, a Secretária do Prefeito, Viviane Rabelo e outras mulheres do Plenário receberam botões de rosas.
Conheça um pouco das agraciadas na noite solene
Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus
Nome de batismo: Margarida Maria Zacaroni
Nome da Profissão Perpétua: Irmã Margarida Maria do Coração de Jesus
Naturalidade: nepomucenense (Nepomuceno – MG)
Idade: 54 anos
Pais: Pedro Zacaroni e Ana Piva Zacaroni
Formação: iniciada em 32 de dezembro de 1980 e concluída em 1898.
Ensinamentos: é muito feliz em ser consagrada a Deus e por ter sido chamada a viver no Carmelo onde entrega sua vida totalmente à Igreja que é cada ser humano criado à imagem e semelhança de Deus
Faz parte do Carmelo São José de Três Pontas onde recebe a força necessária para ser na portaria um sinal de esperança para o povo sofrido que lá vai em busca de um conselho, uma palavra amiga, da presença de Deus
Maria Aparecida da Silva Firmino
Naturalidade: trespontana
Idade: 56 anos
Pais: José Luiz Souza Silva e Expedita Máxima
Esposo: João Afonso Firmino
Filhos: Eduardo, Ederson, Cristiane, Paulo José, Maurício
Profissão: Servidora Pública da Prefeitura de Três Pontas, prestando concurso para Auxiliar de Obras em 2001 (atua como gari há 14 anos)
Ensinamentos: enfrenta a vida com dedicação e trabalho
Faz parte da Associação do Grupo Afro Trespontano
Naturalidade: trespontana
Idade: 63 anos
Esposo: Aderli Olímpio Corrêa
Filhos: Angélica, Karina, Gláucia, Plínio e Plácido (Fernando e João Pedro – netos também criados por ela)
Ensinamentos: como uma fênix, nascer das cinzas e voltar para o seio da família
Faz parte do Grupo Amigas Guerreiras – Apoio e Combate ao Câncer; Grupo Conviver e Crescer, Grupo Defesa da Mulher, é Presidente do Conselho Municipal do Idoso e coralista do Coral Cristo da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda
Valdivina de Fátima Juvêncio da Silva
Naturalidade: trespontana
Idade: 54 anos
Pais: Bem dito Juvêncio e Maria José de Jesus Juvêncio
Esposo: Sérgio Vitor da Silva
Filhos: Poliana, Tatiana e Ariana
Ensinamentos: praticidade e perseverança, honestidade, simplicidade e gentileza
Profissão: encarregada de RH no Hospital São Francisco de Assis há 35 anos
Abaixo, outros momentos da Sessão Solene