Eleições 2018 – Justiça Eleitoral realiza geração de mídias em urnas eletrônicas que serão usadas em Três Pontas e Santana da Vargem
Arlene Brito
A Justiça Eleitoral, com a colaboração dos servidores do Cartório Eleitoral de Três Pontas, deu início nesta quinta-feira (27) aos procedimentos oficiais de geração de mídias e carga das urnas eletrônicas para as Eleições 2018 no município e também na cidade de Santana da Vargem.
Respectivamente para os dois municípios foram geradas mídias para as 132 seções e 19 seções. Já a carga das urnas começou ontem, dia 28. A perspectiva é que o trabalho se estenda até o domingo 30 de setembro, quando as urnas serão lacradas.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Rosa Guimarães Miari, as urnas eletrônicas serão distribuídas no dia 7 de outubro, quando acontece o primeiro turno das Eleições Gerais, nos 16 locais de votação de Três Pontas e nos três de Santana da Vargem.
Para iniciar mais esta etapa relacionada ao pleito, se reuniram a juíza Eleitoral da Comarca trespontana, Dra. Aline Cristina Modesto da Silva, a promotora Eleitoral, Dra. Ana Gabriela Brito Melo Rocha e os servidores do Cartório Eleitoral de Três Pontas Luciano Botrel de Carvalho, Carlos Frederico Gandra e Maria Rosa Miari.
O que é geração de mídias?
A geração de mídias consiste em carregar nos discos de mídia as informações que irão rodar na urna eleitoral, por exemplo, nome e foto dos candidatos. É o cadastro dos candidatos aptos a receber os votos e dos eleitores aptos a votar.
Essas mídias são levadas para as urnas eletrônicas, de forma manual, uma por uma, portanto, esclarece o Cartório Eleitoral, a urna eletrônica não é ligada a dispositivo de rede, descartando as possibilidades de invasão e fraude.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta atividade pode ser acompanhada por representantes de partidos, coligações, MP e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sintonize mais: TSE Lança Campanha Sobre Segurança Do Sistema Eletrônico De Votação