Eleições 2016 – Assessores traçam cerimônias de posse e transmissão de cargos
O futuro prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD), o vice-prefeito eleito e diplomado Marcelo Chaves Garcia (PMDB) e os 11 vereadores que irão legislar Três Pontas no quadriênio 2017-2020 tomarão posse neste domingo, 1º de janeiro. Diferentemente das eleições anteriores, quando as cerimônias aconteceram à noite, desta vez os termos de posse serão assinados pela manhã. Conforme divulga a Câmara, a solenidade terá início às 11 horas, no Plenário Presidente Tancredo Neves.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Poder Legislativo trespontano, além das acomodações do Plenário, uma estrutura com cadeiras, tendas e televisores LED será montada no pátio, de onde cerca de 300 pessoas poderão acompanhar o evento.
A sessão será presidida pelo vereador mais votado no pleito de 2 de outubro, Maycon Douglas Machado (PDT), eleito com 1.666 votos (4,91% dos votos válidos). À mesa serão convidados o Juiz Eleitoral Cristiano Araújo Simões Nunes e o secretário “ad hoc” que será indicado pelo presidente em exercício. Após a conferência dos documentos, certificando que os eleitos estão aptos, acontecerão a assinatura do Termo de Posse e o Juramento. Os vereadores assumirão em público o compromisso de trabalhar dignamente pelo engrandecimento do Município.
Mesa Diretora
Instalada a 18ª Legislatura, será eleita a Mesa Diretora. Quatro nomes concorrem à presidência, nenhum deles novato. Disputam Luis Carlos da Silva (PPS), Sérgio Eugênio Silva (PPS), Professor Popó (PSL) e o atual Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto (PSDB) que retornará à Câmara neste 1º de janeiro.
Assim que assumir a cadeira principal, o presidente eleito receberá os documentos que instruem a transmissão de governo e a situação financeira e patrimonial da Câmara Municipal de Três Pontas.
Executivo
Conforme prevê a Legislação, Dr. Luiz Roberto e Marcelo Chaves vão apresentar à Mesa Diretora, além do Diploma da Justiça Eleitoral, a declaração de bens. As primeiras palavras do médico que adentra na política estarão ligadas à promoção do bem-estar do povo trespontano e ao exercício do cargo dentro da legitimidade e legalidade.
A transmissão dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito será feita na Prefeitura. A cerimônia será simples, conforme antecipa Deivis Victor, já escalado para assumir a chefia de Gabinete.