Dia do Jornalista será comemorado com debate e manifesto
O Dia do Jornalista será comemorado de forma especial este ano pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Nesta terça-feira (7), data nacional dedicada à categoria, o Sindicato estará representado em Brasília na caravana de jornalistas de todo o país que acompanharão a votação da PEC do Diploma pela Câmara dos Deputados.
Na quarta-feira (8), a partir das 19 h, na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte, será realizado o debate “Os jornalistas e a democracia”, com as presenças dos jornalistas Audálio Dantas e Ricardo Kotscho, seguido de festa de confraternização da categoria.
No debate, será lançado o manifesto do movimento “Jornalistas pelo Brasil”, do qual participam, entre outros, José Maria Rabêlo, Mauro Werkema e João Paulo Cunha. O movimento nasceu da preocupação de muitos jornalistas mineiros com a defesa da democracia, diante das recentes manifestações de alguns setores da sociedade pela volta dos militares ao poder e pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Diploma e livro
A PEC do Diploma, que torna obrigatório o diploma de curso superior de Jornalismo para exercício da profissão, é a mais importante bandeira da categoria, defendida pelos sindicatos profissionais e pela Federação Nacional dos Jornalistas. Ela já foi aprovada em dois turnos no Senado e está em tramitação na Câmara. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha, comprometeu-se a colocá-la em votação no dia 7 de abril. Por se tratar de emenda constitucional, ela precisa de dois terços dos votos para ser aprovada. Jornalistas de todo o país estarão representados em Brasília e acompanharão a votação.
No dia 8, o jornalista Audálio Dantas lançará em Belo Horizonte seu livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, uma biografia do jornalista Vladimir Herzog, assassinado sob torturas pela ditadura, em 1975. A morte de Vlado foi um marco na luta contra o autoritarismo e deu início a um movimento de resistência popular que culminou no fim dos governos militares.
O jornalista Ricardo Kotscho, que também participará do debate, é um veterano repórter, que começou sua carreira em 1965. Ele foi secretário de Imprensa da Presidência da República durante o primeiro governo Lula e atualmente publica o blog Balaio do Kotscho.
Dia do Jornalista
7 de abril, terça-feira
- caravana a Brasília para acompanhamento da votação da PEC do Diploma – Brasília (DF).
8 de abril, quarta-feira, 19 horas, na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)
- debate “Os jornalistas e a democracia”
- lançamento do manifesto do movimento “Jornalistas pelo Brasil”
- lançamento do livro “As duas guerras de Vlado Herzog
(Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais / Fotos: Facebook Pec dos Jornalistas)