Devoção – Fazenda Esmeralda, em Três Pontas, comemora conquista de coroa para Imagem Peregrina da Mãe Rainha
Arlene Brito
Há mais de um mês, moradores da Esmeralda comemoram uma conquista pela qual aguardaram por longo período. Eles presenciaram a Coroação da Imagem Peregrina, fato relevante para os devotos da Mãe Rainha. O acontecimento histórico, segundo a comunidade católica, foi durante missa celebrada na localidade, região rural de Três Pontas – Sul de Minas.
Na manhã de 15 de julho, famílias lotaram a Igreja Nossa Senhora Aparecida e, emocionadas, acompanharam o momento especial. No final da celebração dominical – padre Bento Motta Ferreira, da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda de Três Pontas, foi agraciado para colocar a coroa na fronte da Imagem. “Desde então, nossa querida Mãe Rainha, além de levar seu Divino Filho Jesus, tem um brilho a mais para iluminar todos os lares e famílias por onde ela percorre”, destaca Laís Sarto Humberto Amador.
Laís e o esposo Helton Jhon Amador integram a Campanha da Mãe Peregrina desde 29 de março de 2017 e foram eles que iniciaram o trabalho com esta Imagem na Fazenda Esmeralda. Durante mais de um ano, 30 famílias receberam a visita da Mãe e Rainha e, com semelhante confiança, participaram de encontros que prepararam para a sonhada Coroação.
O depoimento da missionária Laís, após a cerimônia em julho, retrata o sentimento puro e de extremo amor do povo devoto, justificando tamanha alegria trazida pela coroa. “Quando cheguei à Igreja com a Imagem, uma menininha com uns três anos de idade, filha de uma família que recebe a visita mensalmente da Mãe e Rainha, veio ao meu encontro e disse: ‘Mamãe, a Senhora também está aqui e deu um beijo tão forte na Mãe Peregrina”.
A Coroação
A coroação da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt tem uma caminhada histórica. Em 1939, em meio à II Guerra Mundial, Pe. José Kentenich a coroou no Santuário de Schoenstatt, também conhecido como Santuário Original. A partir daí, surgiu uma corrente de coroações na Obra de Schoenstatt.
A coroação da Peregrina Original aconteceu em 10 de setembro de 1955, quando a Campanha completava cinco anos. A coroa foi conquistada material e espiritualmente pelo senhor João Luiz Pozzobon, iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, e as crianças da Escola Humberto de Campos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
No ano 2000, todas as pequenas Imagens Peregrinas receberam uma coroa, réplica da que Maria recebeu em 1939, e a partir daí as famílias conquistam uma coroa para a Mãe e Rainha que as visita, levando as graças do Santuário.
(Fonte complementar/fotos Coroação: Adilson Pedro e Rosilene)