Criança de um ano tem 30% do corpo queimado em acidente doméstico
Uma menina de apenas um ano de idade teve 30% do corpo queimado, ontem (21), em Varginha. De acordo com Bombeiros da cidade, a mãe contou que a criança se aproximou do fogão sem que ela percebesse e virou uma panela de água quente que estava sendo usada no preparo do almoço da família. A menina sofreu queimaduras de 1º e 2º graus no abdome, tórax, dorso e na perna direita.
Ainda conforme relato do Corpo de Bombeiros Militar, o acidente doméstico aconteceu em um condomínio de apartamentos próximo ao Porto Seco de Varginha. Quando a equipe chegou, a criança estava no colo da mãe consciente e orientada. Nos primeiros socorros, prestados à vítima no local e no interior da unidade de resgate, foram feitos curativos umedecidos com soro fisiológico, com o emprego de um kit queimadura. Em seguida, a menina foi transportada para a unidade de Pronto Atendimento onde permaneceu sob cuidados médicos.
No final da tarde, a criança foi transferida pelo Helicóptero Arcanjo 05 da 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Varginha e uma equipe médica do SAMU para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Dicas de segurança
O Corpo de Bombeiros alerta que esse tipo de acidente é muito comum, principalmente com crianças de colo (que podem esbarrar em panelas e outros objetos quentes) até 5 anos de idade, fase em que elas são muito curiosas.
Os Militares da Corporação orientam para que a população redobre a atenção, já que a cozinha, em todas as residências, oferece graves riscos às pessoas, principalmente às crianças. Assim, aconselham os Bombeiros:
- não deixe utensílios domésticos cortantes ou quentes em locais de fácil acesso a estes menores;
- sempre que estiver cozinhando vire os cabos de panelas para dentro do fogão para que as crianças não alcancem e nunca cozinhe com as crianças no colo;
- mantenha as crianças sempre sob vigilância de um adulto ou responsável.
Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: o amigo certo nas horas incertas!