Crea-Minas tem novo presidente
O engenheiro civil Lucio Borges foi eleito pelos profissionais da área da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia de Minas Gerais presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), gestão 2018/2020. As eleições ocorreram no dia 15 de dezembro de 2017 em todo o estado com a utilização de urnas eletrônicas. O engenheiro contou com o voto de aproximadamente 70% dos 8.904 eleitores que compareceram ao pleito. Lucio Borges será o sucessor do engenheiro civil Jobson Andrade, que presidiu a autarquia por dois mandatos consecutivos. A posse aconteceu em plenária realizada no dia 29 de dezembro, na sede do Conselho, em Belo Horizonte.
Os eleitores escolheram também os diretores regionais das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas, a Mútua, além dos inspetores das 63 unidades de atendimento do Conselho em todo o estado. As eleições ocorreram nos Creas de todo o Brasil e também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com sede em Brasília.
Por meio de um convênio firmado entre o Crea-Minas e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), foram disponibilizadas 358 urnas, distribuídas em 106 cidades mineiras. Os equipamentos foram instalados na sede, em Belo Horizonte, nas inspetorias e nos escritórios de representação no interior, além de empresas, instituições de ensino e entidades de classe de todo o estado.
Além do apoio de equipamento, houve ainda o apoio técnico com a presença em tempo integral, na sede do Conselho, de um funcionário do TRE durante toda a votação e apuração das urnas eletrônicas. A eleição também foi acompanhada, em grande parte do dia, pelo juiz eleitoral Renato Jardim. Nas inspetorias e locais de votação, onde havia cartórios eleitorais nas cidades, os funcionários do TRE deram apoio acompanhando, principalmente, a emissão da Zerésima e do Boletim de Urna, onde consta o resultado final da votação de cada urna.
Quem é Lucio Borges?
Lucio Fernando Borges é engenheiro civil, formado pela UFMG, em 1982, e pós-graduado em Administração pela Fundação João Pinheiro e Administração de Cooperativas pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos/RS). Participou da fundação do Sicoob Engecred, exercendo ainda os cargos de diretor administrativo, financeiro e presidente. Na Prefeitura de Belo Horizonte, assumiu a Secretaria Municipal de Abastecimento (2008) e as diretorias da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), em 2000, e de Limpeza Urbana (SLU), de 2001 a 2008. Foi diretor do Sindicato de Engenheiros do Estado de Minas Gerais (Senge-MG), conselheiro efetivo do Crea-Minas, além de diretor financeiro, assessor da Presidência e assessor parlamentar em Minas e em Brasília. Exerce, atualmente, atividades de assessoria e consultoria na área ambiental e de planejamento.
(Ascom Crea-Minas)