Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro faz de celebrações da Semana Santa em Três Pontas mais tocantes há 100 anos
Por Mariana Tiso (Estagiária)
Edição Arlene Brito
A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro, tradicionalmente, há mais de 100 anos, participa das atividades festivas religiosas de Três Pontas. Agregando valores culturais, a Banda Municipal estará mais uma vez presente em todas as procissões desta Semana Santa.
Os cortejos serão iniciados no Domingo de Ramos (20). Na segunda-feira, a caminhada do Senhor dos Passos começará na Praça Cônego Victor até o Hospital. Na terça, a Procissão do Encontro partirá da Igreja Nossa Senhora de Fátima até a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Na quarta-feira, a imagem de Nossa Senhora das Dores deixará a Igreja Sagrada Face, no Bairro Botafogo, seguindo até a Igreja São João Batista, na Vila Marilena. Na quinta-feira, a Banda não participa porque não há procissão no dia, mas as comemorações religiosas continuam com a tradicional Missa da Ceia do Senhor. E na Sexta-Feira da Paixão, a Procissão do Enterro, parte do Parque da Mina até a Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.
Para essa semana – que contará com músicas festivas para o Domingo de Ramos, com marchas fúnebres e meditativas – a Banda da Cidade vem se preparando desde o dia 16 de fevereiro.
A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro tem hoje 22 integrantes, sendo o mais novo de 13 anos e o mais velho de 81 anos. O Maestro Wander Scalioni é quem está à frente da Banda, que tem aproximadamente 125 anos. Nas páginas históricas da Cidade não é citada a data da fundação, mas existem registros que comprovam que as apresentações em atividades cívicas, festivas e religiosas já ultrapassaram um século.
Nos últimos anos, com o Maestro Wander, a Corporação se faz presente em encontros de bandas em diversos municípios, representando com dignidade Três Pontas, que ostenta o título de “Capital Mineira da Música”. A Cidade, anualmente, também recebe o Encontro de Bandas, reunindo corporações de toda a região.
Semana Santa em Três Pontas com a participação da Banda da Cidade
Domingo de Ramos: início da Procissão às 10 horas, em frente à Vila Vicentina, seguindo para a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A apresentação da Corporação Musical poderá ter início às 9h30min.
Segunda-Feira Santa: na Matriz d’Ajuda, às 19 horas: Missa e Procissão do Senhor dos Passos até o Passinho do Hospital.
Terça-Feira Santa: Missa na Igreja de Fátima, seguida de Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Praça Cônego Victor.
Quarta-Feira Santa: na Igreja Sagrada Face, às 19 horas: Missa e Procissão de Nossa Senhora das Dores até a Igreja São João Batista.
Sexta-Feira Santa: na Mina do Padre Victor, às 20 horas: Sermão do Descimento da Cruz, seguido de Procissão até a Praça Cônego Victor. A Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro deverá estar próxima ao Calvário para tocar a marcha fúnebre, assim que terminar o Sermão.
Domingo de Páscoa: na Matriz d’Ajuda, às 7 horas: Missa, seguida de Procissão da Ressurreição, na Praça Cônego Victor.
Abaixo, você acompanha trecho de ensaio da Banda de Três Pontas para a Semana Santa 2016. No encontro, os musicistas preparam a canção “Hosana ao Filho de Davi”, para este Domingo de Ramos (20).
No dia 16 de fevereiro, logo após o carnaval começamos a ensaiar a banda municipal, "Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro" para a semana santa, como todos os anos. A "furiosa" de Três Pontas pelo que se tem notícia a mais de 100 anos acompanha as procissões de nossa cidade e lá vamos nós pra mais um ano. Abaixo um pouco de nosso ensaio que ocorre toda segunda feira na secretaria de cultura. Música: "Hosana ao filho de Davi" para o domingo de Ramos.
Posted by Wander Scalioni on Monday, March 7, 2016