Qualidade de Vida e Saúde para o trespontano

Coronavírus: Três Pontas terá 660 doses para prosseguir com a imunização

Três Pontas receberá nesta terça-feira (2), mais 660 doses de vacinas contra a Covid-19, número superior ao que foi destinado ao município para o início da imunização (544), que aconteceu em 21 de janeiro. De acordo com a tabela divulgada pelo Governo de Minas, do novo montante, 460 unidades são da AstraZeneca, dose 1. Da CoronaVac, doses 1 e 2, virão outras 200 doses para atender aos grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Pontas comenta que seguirá a ordem dos grupos prioritários deliberada pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIBSUS/MG). Na primeira fase, conforme a Deliberação, devem ser vacinados os idosos de instituições de longa permanência, deficientes institucionalizados acima de 18 anos e a população indígena aldeada, maiores de 18 anos. Os trabalhadores da Saúde que realizam atendimento de Covid-19 em hospitais, pronto atendimentos, SAMU – por exemplo, estão na relação de grupos que serão, segundo a orientação do estado, vacinados primeiro, seguindo as recomendações dos fabricantes quanto ao intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose.

Nas fotos acima, início da vacinação contra a Covid-19, em Três Pontas, no dia 21 de janeiro de 2021.


A etapa

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgou o número de doses que serão enviadas aos municípios mineiros pelas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) a partir desta segunda-feira (1º). Ao total, serão 356,3 mil vacinas da AstraZeneca e CoronaVac. Essa é mais uma etapa da maior operação de vacinação da histórica de Minas Gerais.

A SES-MG desenvolveu, junto às Forças de Segurança do Estado, uma logística eficiente e segura para o envio dos imunizantes aos municípios. Nesta segunda remessa, duas vacinas foram enviadas às cidades e todo o planejamento foi meticulosamente desenvolvido. Foram utilizadas aeronaves da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Gabinete Militar do Governador (GMG) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

A SES-MG desenvolveu, junto às Forças de Segurança do Estado, uma logística eficiente e segura para o envio dos imunizantes aos municípios (Crédito: Pedro Gontijo – Imprensa/MG)

A segunda remessa enviada levou em consideração o número de trabalhadores de Saúde no interior do estado. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos, alerta para a forma adequada para aplicação dos imunizantes.

As Unidades Regionais de Saúde poderão reter poucas doses como reserva técnica para a reposição de perdas, e estabeleceram, previamente, local e horário adequados para os veículos dos municípios para retirada das vacinas contra a Covid-19.

A subsecretária de Vigilância em Saúde ainda explica que é importante assegurar o intervalo ideal entre a aplicação da primeira e segunda dose, obedecendo o intervalo especificado por cada fabricante. “A logística foi planejada para garantir a segurança dos imunizantes por meio do armazenamento adequado até serem entregues aos municípios”, detalha.

Combate à Covid-19

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao Coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o estado dobrasse de cerca de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva.

De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.

(Fonte: Agência Minas)

 

Previous post

Coronavírus faz mais 2 vítimas fatais em Três Pontas

Next post

Política - Novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é senador majoritário em Três Pontas