Coral União de Voz leva clima de Natal ao Centro de Oncologia de Varginha
Exemplos de superação. Pacientes que foram diagnosticados com câncer e pararam de falar por conta da cirurgia de remoção da laringe (órgão responsável pela produção da voz), mostram que o ser humano, quando devidamente estimulado, é capaz de superar os mais diversos obstáculos. A prova disso poderá ser conferida nesta quarta-feira (23), com a apresentação do Coral União de Voz, no Hospital Bom Pastor de Varginha.
Terapia do canto
O grupo é composto por pacientes que sofreram uma Laringectomia Total (nome do procedimento de remoção da laringe) como é o caso do senhor Jairo Porto Filho. Atualmente com 59 anos, Jairo recebeu a notícia que mudaria sua vida em 2013. “Quando descobri que ficaria desprovido de voz tive um choque muito profundo”, conta. Mas tanto o senhor Jairo como vários outros pacientes que passaram pelo mesmo procedimento tiveram uma improvável motivação para encarar essa nova realidade: cantar!
Juntos eles formam o Coral União de Voz que contribui para estimular e encorajar essas pessoas a novamente expressar suas emoções e retornar o convívio com a sociedade, conforme revela a Fonoaudióloga Daniela Abreu, que acompanha o grupo. “Devido à falta de informação sobre diferentes tipos de comunicação (laringe eletrônica, prótese vocal e voz esofágica), ainda existe preconceito por parte da sociedade. Com o Coral mostramos que os nossos pacientes além de falar, podem cantar”, comemora.
De acordo com a Fonoaudióloga, quem participa do Coral tem demonstrado uma reabilitação plena, melhora da qualidade de vida e alto grau de superação. Exemplo disso é a mudança na vida do senhor Jairo. “Participar do Coral me deu coragem para encarar as pessoas novamente e as situações cotidianas com naturalidade, me devolveu vida e alegria. Nos ensaios e apresentações sorrimos e deixamos cair algumas lágrimas”, conta emocionado.
O Coral União de Voz se reúne quinzenalmente no Hospital Bom Pastor de Varginha, supervisionado pelas fonoaudiólogas Daniela Abreu e Ana Tereza Marinho, pela Psicóloga Mila Fernandes e pela Assistente Social, Poliana Crispim. Além de serem acompanhados pela equipe multidisciplinar, os integrantes do União de Voz contam ainda com o auxílio de músicos voluntários.
A apresentação desta quarta-feira (23), antevéspera de Natal, contará com a participação da cantora Luciana Andrade (ex Rouge) e dos músicos Aurio Gobbi (RedLabel) e Alexandre Zalê (Sissibonaflá). A entrada, para conferir lições de vida como a do senhor Jairo, é gratuita. Para acompanhar a apresentação do grupo basta se dirigir até o Hospital Bom Pastor que fica na Rua Presidente Tancredo Neves, 500.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Varginha)