Conselheira do TCE, Adriene Andrade, lança livros em Belo Horizonte
Difundir conhecimentos a respeito da gestão pública, com foco nas atividades do dia a dia, para que sejam promovidos resultados em benefício do cidadão. É esta a finalidade da III Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aberta nesta quarta-feira (6), no Expominas, em Belo Horizonte.
Hoje (7), além das exposições sobre diversos assuntos divididos em oito eixos temáticos, às 11 horas, no stand da Editora Fórum, haverá o lançamento de dois livros pela Conselheira do TCE, Adriene Barbosa de Faria Andrade. Segundo a Editora, “Comentários à Lei de Licitações e contratos e jurisprudência atualizada do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais” vem com a esperança de que esta obra seja utilizada amplamente pelos gestores públicos e demais leitores interessados, de modo a contribuir para prevenir a ocorrência de irregularidades, desvios e abusos que resultem prejuízos ao erário estadual.
Já nos quatro capítulos que compõem o livro “As mudanças na Contabilidade Pública e seus reflexos nos Tribunais de Contas”, Adriene Andrade e demais autores buscam apresentar a evolução histórica da contabilidade pública brasileira. Na obra, é passada uma noção geral sobre a contabilidade aplicada ao setor público, dando ênfase às principais mudanças decorrentes do processo de convergência às normas internacionais e abordando os desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas como entidades fiscalizadoras e usuárias da contabilidade pública relatando, inclusive, a experiência da Corte de Contas mineira.
Adriene Andrade nasceu em Boa Esperança (MG), mas é bastante estimada em Três Pontas onde Presidiu a Apae, promovendo inúmeras melhorias na entidade. Foi também Prefeita do Município no período de 2001 a 2004.
Uma de suas parceiras na obra “Comentários à Lei de Licitações e contratos e jurisprudência atualizada do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais”, Gisa Gambogi, também tem íntima relação com o Município, compondo o quadro de advogados conceituados da Cidade. No outro livro, existe a colaboração da ex-Procuradora Geral de Três Pontas, Bernadete Carvalho e da também advogada trespontana, Ana Flávia Loures.
A Conferência será encerrada amanhã (8), às 13 horas. Ela faz parte da agenda oficial de eventos do Estado de Minas Gerais e tem como público-alvo prefeitos, secretários de estado e municípios, presidentes da Assembleia do Estado e de câmaras municipais, deputados, vereadores, dirigentes de órgãos e entidades do Estado e de municípios, servidores estaduais e municipais, conselheiros de políticas públicas e estudantes.
Morre ex-prefeita de Três Pontas, Adriene Andrade