Combate ao Abuso e Exploração Sexual – CREAS divulga vencedores de concursos de frases e paródias
Na segunda-feira, 18 de Maio, foi comemorado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na data, a Prefeitura Municipal de Três Pontas, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), promoveu uma série de ações artísticas e culturais na Praça Dr. Tristão Nogueira (Praça da Fonte). O objetivo era conscientizar crianças, jovens e adultos para denunciar os casos de violência com menores.
O encontro começou às 13 horas e contou com diversas apresentações artísticas, concurso de paródias entre os programas sociais, concursos de frases em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e varal com trabalho das crianças atendidas pelo Espaço Arco Íris, Recriar e Travessia. O Conselho Tutelar também esteve presente, apoiando os atos de conscientização promovidos.
Foram premiadas as 5 melhores frases e 2 paródias com certificado, medalha e brindes. As frases ganhadoras serão confeccionadas em faixas, com o nome do aluno e escola e afixadas em diversos lugares do Município.
Veja os ganhadores.
Frases
1º Lugar: Não sofra calado, não morra abusado! #DENUNCIE!
Aluno: Rayan Aguiar Silva
Escola Professor João de Abreu Salgado
2º Lugar: Não fique calado, abuso sexual é errado! Crianças inocentes nas mãos de adultos sem mente. #DENUNCIE!
Aluna: Giovana Mesquita Miranda
Escola Coração de Jesus
3º Lugar: #DENUNCIE! Exploração sexual, sem mais nem menos acabar com isso é o que queremos!
Aluno: Rafael Santos Martins
Escola Professor João de Abreu Salgado
4º Lugar: Não quero ver ninguém parado, quero ver todos denunciando esses “abusados”.#DENUNCIE!
Aluno: Pedro Henrique Naves
Escola João de Abreu Salgado
5º Lugar: Exploração sexual: silêncio é cumplicidade, vamos combater este crime em nossa cidade.#DENUNCIE!
Aluna: Raniele Barbosa
Escola João de Abreu Salgado
Paródias
1º Lugar: Espaço Recriar (CRAS I)
Música original: Show das Poderosas (Anita)
Paródia: Show do Povo (Luiz Henrique, Maicon Balduino, Wallace, Adriano, Carlos)
2º Lugar: Espaço Travessia (CRAS II)
Música original: Caraca Muleke (Thiaguinho)
Paródia: Caraca Muleke (Taynis, Jenifer, Luane, Flávia e Mauro)
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio, por causa da menina Araceli Cabrera Crespo que, com 8 anos de idade, desapareceu da escola que estudava na cidade de Vitória (ES).
Araceli foi estuprada e assassinada. Após seis dias seu corpo foi encontrado por um garoto que caçava passarinhos em um terreno baldio na Praia Comprida, próximo ao centro da capital, barbaramente ferido, com dentadas e desfigurado com ácido.
Deu-se início, então, a uma rede de “cumplicidade e corrupção que envolveu polícia e o judiciário impedindo a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder. O inquérito policial não passou de uma farsa e o longo processo judicial não conseguiu transformar evidências em provas”.
O crime prescreveu, mas o caso Araceli “é uma ferida que nunca cicatrizou completamente”. Assim, 27 anos depois de sua morte, 18 de maio foi transformado através da Lei Federal 9970/00 no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional. De autoria da então Deputada Rita Camata (PMDB/ES) – Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional – o projeto foi sancionado em maio de 2000.
(Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Três Pontas)