Clubes de Serviço entregam donativos resultantes do 1º Torneio Azul
O Rotary, Rotaract e Interat Club de Três Pontas realizaram na tarde de sexta-feira (5) a entrega dos donativos arrecadados durante o 1º Torneio Azul. O evento foi realizado no Estádio Municipal Ítalo Tomagnini – Campo do TAC – no sábado passado (29). Ao todo sete equipes veteranas de futebol amador compareceram e o público também. A equipe Amigos do Sargento Maxuel foi a grande campeã e a turma do Sacolão Center ficou em 2ª colocação.
Entre inscrições de atletas e gastos dos torcedores dentro do Estádio foram arrecadados aproximadamente R$ 800. De acordo com o Presidente do Rotaract, Matheus Vicentini Diniz, com a metade do valor foram adquiridos 40 pacotes de fraldas geriátricas. Os produtos tiveram a Vila São Vicente de Paulo como destino.
A instituição abriga hoje 25 homens (com três vagas abertas) e 34 mulheres. A maioria usa fraldas. “Esta é uma grande ajuda para nós. A Casa fica imensamente satisfeita”, agradeceu Irmã, Antônia Coppetti, que recebeu a doação.
Com a outra parcela os Clubs compraram produtos de limpeza, atendendo demanda do Carmelo São José.
O Torneio gerou ainda arrecadação de alimentos não perecíveis. O quilo dava direito à entrada no Estádio. Durante todo o mês de novembro, a organização não governamental Trespomengo – apoiadora da iniciativa – visitou o comércio, empresas e amigos também com o intuito de ganhar a ajuda. Matheus calcula que o esforço do grupo de torcedores trespontanos do Flamengo e a solidariedade de quem prestigiou os jogos resultaram em cerca de 300 quilos de alimentos. A beneficiada é a Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
“Tivemos a ideia de fazer o Torneio Azul tendo o futebol como foco porque os homens geralmente gostam do jogo”, explicou Matheus Vicentini, destacando que os Clubs deram o ponta pé inicial para que as comemorações do Novembro Azul passem a integrar o calendário trespontano, como já acontece com o Outubro Rosa. Respectivamente, os movimentos buscam conscientizar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e dos exames para detecção precoce dos cânceres de próstata e mama.
Para o Presidente do Rotary, Benício Baldansi, o resultado foi satisfatório. “Decidimos nos envolver no Novembro Azul já no finalzinho de outubro, então, foi tudo muito rápido. Ainda assim, foi muito importante e interessante porque uniu conscientização e ajuda. Acredito que para o próximo ano será mais fácil de fazer o trabalho”, comentou.
Baldansi explicou que a Vila e o Carmelo foram escolhidos por meio de muita conversa entre os Clubs e o Trespomengo. “Os dois segmentos prestam relevantes serviços à comunidade e dependem bastante da ajuda da mesma sociedade”.
Quem também participou da entrega dos donativos foi a Presidente do Interact, Bethânia Pereira Gualberto. Para a jovem cidadã, a união dos três Clubs é muito importante. “São mais pessoas podendo, então, ajudar mais. É muito bom. Fizemos o projeto com a intenção de ajudar e saio daqui com a sensação de dever cumprido”, disse.
O apoio do Trespomengo foi fundamental para o bom resultado da campanha, segundo o Presidente do Rotary. E o próprio grupo saiu ganhando. É o que afirma Thiago Ferreira Eliasar. “Nossa torcida veio justamente para fazer esse tipo de trabalho, o social. Achamos muito bom ajudar, para nós foi um prazer correr em busca de alimentos. Apoiar é fundamental”. Para o voluntário, usar o esporte para auxiliar quem precisa, ficou comprovado, dá certo.
No Comment