Centro Hípico Vila Boa Vista recebe 2ª Etapa do Ranking Interescolas de Hipismo
Na Vila Boa Vista, em Três Pontas, a equipe está a todo vapor. O Professor, Carlos Renato Veiga Brito, os alunos de todas as idades, os funcionários que diariamente auxiliam nos cuidados com os animais e outros indispensáveis parceiros se desdobram nos preparativos.
O entusiasmo intensificado vem de bom motivo. É que a fazenda receberá neste sábado (30) – além de amazonas e cavaleiros – os familiares deles, amigos e visitantes vindos da região. A pista principal de grama do Centro Hípico que integra a bela paisagem do local já passou pela devida revisão, afinal é nela que, às 9h30min, terá início a 2ª etapa de 2015 do Ranking Interescolas de Hipismo.
De acordo com Carlos Renato, as provas deverão atrair cerca de 40 conjuntos, representantes das escolas de equitação Equosaúde (Varginha), San Martan (Pouso Alegre), Centro Hípico Santa Rita (São Gonçalo do Sapucaí), Companhia do Salto (Três Corações), Alunos de Antônio Musa – pai do Tetracampeão Brasileiro de Hipismo Francisco Musa (Campanha) e Centro Hípico Vila Boa Vista (Três Pontas).
Eles serão divididos nas categorias Escola Estreante 0.40 Infantil, Escola Estreante 0.40 Adulto, Escola Iniciante 0.60, Escola Preliminar Série 0.80, Omnia 0.90, Intermediária Série 1 m e Principal 1,10 m.
Quem se classificar até a terceira colocação receberá troféu. Mas as medalhas estarão garantidas para todas as crianças da série Estreante 0.40. “Os meninos saem satisfeitos, motivados”, diz o Professor.
Carlos Renato explica que no Ranking Interescolas de Hipismo, o foco é justamente o incentivo aos cavaleiros. Assim, além da pontuação pela prova, existem a pontuação fixa e a pontuação de bonificação por participação. Segundo ele, é importante que amazonas e cavaleiros estejam presentes na pista, vivenciando a experiência e, quem vai, é recompensado, inclusive, os eliminados.
Assim, o regulamento mostra que a eliminação em determinada prova não significa que o aluno não está apto a competir. Para o Professor, essa exclusão é comum, acontece em qualquer esporte. No entanto, analisa, as medalhas para quem está começando são fundamentais para que o aluno siga com ânimo, gosto e determinação.
O Ranking
O Ranking Interescolas de Hipismo nasceu em 2014 de uma parceria entre as escolas de equitação Centro Hípico Vila Boa Vista, de Três Pontas e Equosaúde, de Varginha.
“Sentimos a necessidade de termos provas mais constantes e mais acessíveis aos alunos. As provas da Federação e da Confederação de Hipismo são realizadas em cidades mais distantes das nossas e ficam mais caras. Então, optamos em criar o Ranking focado no treinamento dos nossos alunos e no treinamento dos cavalos, principalmente, dos mais novos”, explica Carlos Renato.
Os treinos são organizados nas categorias Escola-Estreante, Escola-Iniciante, Escola-Preliminar, Omnia, Intermediária e Principal. As competições são abertas à participação de alunos também de outras localidades.
O Ranking é composto de quatro etapas (Treinos). Duas são disputadas em Varginha e duas em Três Pontas.
“No ano passado e também na abertura das competições de 2015 tivemos bons resultados. Os alunos estão gostando da oportunidade e recebemos aprovação também dos pais. As provas têm acontecido dentro dos horários previstos e de uma forma bem legal. O Ranking Interescolas tem sido uma boa oportunidade para os alunos colocarem em prática o que aprendem nas aulas”, conclui o Professor trespontano.
Depois da competição, confraternização
Após as provas, acontecerá uma confraternização no salão de festas da Vila Boa Vista. No cardápio, a feijoada será o prato principal. O evento será regado ao som de André Duarte e Banda.
A entrada para prestigiar a competição de Hipismo é de graça, mas para a confraternização o convite custa R$ 40 e pode ser obtido pelo telefone 9966-6082.