Carro e moto se envolvem em acidente no Bairro Cidade Jardim
Início da noite desta quarta-feira (14) e mais um acidente de trânsito foi registrado em Três Pontas. Maria das Graças Roberto da Silva trafegava pela Rua Bonfim no Bairro Peret e ao tentar conversão pela Rua Caetano Pessi chocou-se com o motociclista João Pedro de Paula que vinha em sentido contrário também pela Bonfim.
A motorista do Pálio DDM 3220 foi amparada por vizinhos do local do acontecimento. Ela estava bastante nervosa, mas sem ferimentos aparentes.
Sorte teve também o condutor da moto, placa PVI 4377. Ele caiu de bruços, não conseguia tirar o capacete e já estava com dificuldade respiratória. Poderia ter se asfixiado não fosse a chegada de Gerson Alves da Trindade. O trespontano – Guarda Civil que exerce a função de Bombeiro de Aeronáutica em Varginha – ia para casa quando se deparou com o rapaz já estirado ao chão. Foi ele quem primeiro atendeu à vítima. Gerson solicitou aos populares que se agruparam rapidamente para que o ajudasse a retirar o equipamento de segurança para facilitar a respiração de João Pedro. Depois, fez a primeira e segunda avaliações e, disse Gerson, num primeiro momento não foi detectado trauma de face ou crânio que pudesse colocar a vítima em risco. “A gente espera que ele se recupere logo”, comentou. Gerson cuidou também de imobilizar o rapaz até a chegada da Polícia Militar e da ambulância municipal.
O Guarda Civil chama a atenção para a necessidade do Município possuir dentro do seu quadro de profissionais um grupo de bombeiros civis, de brigadistas, enfim, de pessoas preparadas para atender a população nessas circunstâncias.
Vem ainda dele o alerta que, em caso de acidentes, a vítima pode sofrer, por exemplo, uma lesão de coluna e ficar tetraplégica se o atendimento for feito no ímpeto, sem o conhecimento, sem o manejo corretos. “Correr no socorro pode causar um mal maior. Então, a gente pede às autoridades que olhem com grande carinho para o atendimento à saúde e ao trânsito da nossa Cidade”.
Nesse sentido, uma boa notícia é que o Grupo Socorristas Voluntários “Anjos da Vida” que teve a atuação suspensa temporariamente deve voltar à atividade amanhã (15), em Três Pontas. Os voluntários – todos com formação em primeiros socorros em decorrência das profissões escolhidas (enfermagem, instrutor de autoescola e outras) – estão cada dia mais se especializando para auxiliar, devidamente, as vítimas de acidentes. E eles fazem falta. Basta citar que João Pedro teve ajuda de Gerson, populares e Polícia Militar para ser colocado em maca e na ambulância municipal que chegou rapidamente, mas com apenas o motorista que, claro, se juntou aos demais auxiliando na ocorrência.
Moradores clamam por providências no trecho do acidente
Moradores do Bairro Cidade Jardim há tempos pedem providências para a melhoria do trânsito, principalmente no trecho do acidente de hoje. A Rua Bonfim quase não possui calçadas, registra alta velocidade por parte de determinados condutores e tráfego de veículos com carga pesada – o que tem causado danos a várias residências e à própria via que vive esburacada.
Entre a Bonfim e a Caetano Pessi são comumente registrados desrespeitos às Leis de Trânsito. Motoristas fazem a conversão ou descem a via diretamente, sem parar.
Além de fiscalização, o ideal, defendem vários cidadãos, seria a implantação de mão única pelo menos até a esquina seguinte com a Rua Jonas Carlos de Paiva.
Até o fechamento da matéria, às 20h50min, João Pedro continuava em observação no Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Três Pontas, sem lesões de maior gravidade.