Carreta de Saúde chegará à TP para combate à Hanseníase
Nos dias 27 e 28 de abril, próximas quinta e sexta-feira, Três Pontas receberá a Carreta de Combate à Hanseníase. O veículo ficará estacionado no pátio da Prefeitura para que profissionais da Saúde realizem consultas e exames médicos gratuitos para detecção da doença. Além da Hanseníase, serão feitos testes para HIV, Sífilis e Hepatite B e C e também divulgação de métodos de prevenção e controle de todos esses males. Os pacientes diagnosticados receberão tratamento completo.
A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal com a empresa Novartis, que desde 2009 possui a Carreta de Saúde. O caminhão itinerante tem cinco consultórios e um laboratório. Segundo a Novartis, o projeto foi desenvolvido em um esforço conjunto com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais de Saúde, as secretarias municipais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
Ainda conforme divulga a empresa, ao longo de sua história, o projeto já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 18 estados do País e diagnosticou mais de 2 mil novos casos de Hanseníase. Além disso, estima-se que a Carreta de Saúde seja hoje responsável por 25% de todos os diagnósticos de Hanseníase registrados no Brasil, fornecendo assim uma cooperação única com os órgãos nacionais de saúde pública na eliminação desta doença.
A Hanseníase
A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, capaz de infectar grande número de pessoas.
A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento para outra, após um contato próximo e prolongado, especialmente os de convivência domiciliar. A doença, que atinge pele e nervos, tem cura. Se não diagnosticada e tratada precocemente, pode causar incapacidades e deformidades físicas.
Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configurando como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença.
Na próxima semana, o Sintonizeaqui trará mais informações sobre os atendimentos da Carreta de Saúde aos trespontanos.