Campanha de Vacinação Contra a Gripe será antecipada em Três Pontas
Em todas as unidades de saúde de Três Pontas começarão a ser aplicadas na próxima segunda-feira (18), as doses contra a Influenza, também conhecida como gripe ou H1N1.
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde deverão ser vacinados os seguintes grupos prioritários:
crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
gestantes;
puérperas (mulheres em período de até 45 dias após o parto);
trabalhador da área da saúde;
povos indígenas;
indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
população privada de liberdade (presos, detentos);
funcionários do sistema prisional;
pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;
pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Pelo cronograma do Ministério da Saúde, a 18ª Campanha Nacional contra a Influenza deveria ser realizada de 30 de abril a 20 de maio. Porém, nos 50 municípios acobertados pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) a mobilização preventiva foi antecipada. Conforme nota enviada pela Superintendência, isso ser torna possível pela disponibilização prévia das doses e também considerando o cenário epidemiológico do País.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que neste ano, até o dia 7 de abril, em Minas Gerais, foram confirmados 23 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Desses, 10 foram causados pelo Influenza A (H1N1); 9 por Influenza A não subtipado e 4 por Influenza B. Do total de casos, 7 evoluíram para óbito.