Câmara e Escola do Legislativo de TP entregam certificados a Jovens Parlamentares 2019
Nesta quinta-feira (21), com início previsto para as 18 horas, a Câmara e a Escola do Legislativo de Três Pontas “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, realizarão a solenidade de entrega dos Certificados de Participação do Parlamento Jovem – Edição 2019.
A cerimônia marcará o fechamento do quinto ano de trabalho do Parlamento Jovem Minas trespontano. Desta vez, o tema que norteou as ações foi “Discriminação étnico-racial”. Na maratona de atividades eles discutiram os subtemas “Desigualdades socioeconômicas”, “Violências por motivo étnico-racial” e “Direitos às identidades e à diversidade cultural”. Palestras e a elaboração de propostas apresentadas em plenárias municipal, regional e estadual também estiveram em pauta.
Ao convidar para a solenidade de hoje, os organizadores comentam que os jovens parlamentares e público assistirão à palestra “Sua vida rumo ao extraordinário”, que será ministrada pelo “coach” Tiago Campos. Outro momento importante da noite, além da certificação dos estudantes e parceiros, será a entrega de todas as propostas elaboradas pelos jovens do PJ-Minas de Três Pontas ao prefeito Marcelo Chaves Garcia e ao presidente da Câmara Municipal, Maycon Douglas Vitor Machado.
Estas propostas podem se transformar oficialmente em melhorias para a população, a exemplo do que aconteceu com o transporte público local. Os alunos parlamentares jovens entregaram sugestão à empresa responsável pelas chamadas “circulares”. Atenta, a firma definiu rotas, aumentou o atendimento em bairros e procura promover acesso às pessoas com deficiência. Também atendendo ao PJ-Minas de Três Pontas foi implantada a Semana Municipal da Prevenção e Conscientização da Violência, com ações voltadas à Lei Maria da Penha. O projeto é desenvolvido em escolas públicas e privadas do município, com palestras abertas à sociedade.
No total, 30 estudantes do ensino médio, oriundos de várias escolas da cidade, fecham o ciclo anual no qual conheceram melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Os trespontanos, durante a Plenária Mineira, ajudaram a definir o tema dos trabalhos que acontecerão ano que vem: “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.
O Projeto
Criado há 16 anos, o Parlamento Jovem de Minas é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pela PUC-Minas e pelas câmaras municipais em parceria com as escolas do Legislativo e instituições de ensino. O objetivo é a formação política e cidadã de jovens estudantes do ensino médio, contribuindo para o interesse e participação democrática no município e no estado.
Em Três Pontas, a Escola do Legislativo foi inaugurada em 2015 e o programa implantado por iniciativa da então vereadora Valéria Evangelista Oliveira. Hoje, é presidido pelo legislador Maycon Douglas Vitor Machado e coordenado por Guilherme Ribeiro de Oliveira e Carlos Henrique da Silva Castro.