Câmara de Três Pontas – Última sessão ordinária do mandato é marcada por homenagens
Os vereadores da Câmara de Três Pontas fizeram na segunda-feira, 21 de dezembro, a última sessão ordinária do mandato. Aqueles que não se elegeram nas Eleições 2020, continuam seus trabalhos até 31 de dezembro, mas com o término do ano legislativo e da 18ª Legislatura, encerraram suas participações em reuniões ordinárias. Marlene Rosa de Lima Oliveira, Erik dos Reis Roberto e Benício Baldansi não integrarão o próximo mandato e por isso foram homenageados, não só pelos demais colegas na tribuna, como também receberam um Diploma de Honra ao Mérito por iniciativa do presidente Maycon Machado.
Diferentemente dos demais, o vereador Luis Carlos da Silva, eleito vice-prefeito, recebeu um Diploma enaltecendo seus cinco anos de mandato, sendo três biênios como presidente da Casa Legislativa.
Já Erik Roberto ocupou a cadeira do Legislativo por duas vezes. O vereador agradeceu nominalmente todos os servidores da Casa e colegas, e resumiu seus oito anos como legislador.
Marlene Lima, única mulher da 18ª Legislatura, cumpriu seu primeiro mandato, e atuou como secretária da Mesa Diretora 2019-2020.
As homenagens começaram no Pequeno Expediente, quando vereadores teceram elogios aos colegas que deixavam a bancada. Eles também solicitaram serviços da Prefeitura e ofícios cobrando providências e ainda desejaram sucesso e um feliz ano novo para todos os trespontanos.
O presidente Maycon Machado, ressaltou a importância de cada um no trabalho da Câmara. Também agradeceu aos servidores pela colaboração e pediu ao vice-presidente da Mesa, Antônio Carlos de Lima, que entregasse os diplomas aos homenageados.
Na mesma frequência, o vereador Roberto Cardoso usou a tribuna para homenagear aos que saem, especialmente a vereadora Marlene Lima, dando a ela uma flor como agradecimento pela parceria nestes quatro anos de mandato.
Já na votação, a sessão mais longa do semestre contou com quatro propostas, sendo uma delas reprovada pelo plenário, o Projeto de Lei nº 147, de 18 de novembro de 2020, que trata do regime próprio de previdência social. Foram aprovados o Projeto de Lei nº 162 em regime de urgência; um Projeto de Decreto Legislativo concedendo o Título de Cidadania Honorária ao senhor Leandro Mendonça de Castro, de iniciativa do vereador Sérgio Eugênio Silva, e o Projeto de Decreto Legislativo, concedendo Título de Cidadania Honorária à senhora Maria Aparecida Agostinho Bernardes, de iniciativa do presidente Maycon Douglas Vitor Machado.
Agradecimento
Como a sessão também era a última do mês, quando normalmente a tribuna pode ser disponibilizada para qualquer cidadão que a solicite para explanação, o presidente leu o requerimento protocolado pela professora Rosana Tavares, que teve 15 minutos para seu pronunciamento. A professora aproveitou seu tempo para falar sobre as questões que envolvem os recursos remanescentes do Fundeb, cujo repasse à categoria no município tem sido pleiteado. A professora agradeceu o apoio da Câmara nesta questão.
Próximo mandato
A primeira sessão de 2021 acontece no dia 4 de janeiro às 18h30min e abrirá a 19ª Legislatura trespontana, já que não há recesso no início do ano, modificado através de Emenda do vereador Sérgio Silva.