Cafeína Cocatrel: Integração E Informação Marcam O Lançamento Do Grupo Das Mulheres Que Produzem
A Cocatrel realizou na terça-feira (19), o lançamento do grupo Cafeína Cocatrel. Essa iniciativa tem como objetivo reunir mulheres cooperadas, que, atualmente, somam 19% do quadro social da Cooperativa, para troca de informações, conhecimento e maior aproximação da gestão da Cocatrel.
A primeira ação do Grupo Cafeína foi uma integração com as cooperadas, que tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, entrar nas instalações dos armazéns de Três Pontas e conhecer todos os processos desde o recebimento até a armazenagem rastreada de seus cafés.
Maria da Glória Cruz, do Sítio Barreira, no distrito de Campos Gerais, afirma que a visita foi positiva do início ao fim. “Eu nunca havia entrado no armazém e, para mim, foi uma experiência muito interessante, pois pude entender como funciona a organização, a segurança e todos os processos de armazenagem”. Criada em família de agricultores e produtora de café, ela considera positiva a iniciativa da Cooperativa. “Esse encontro entre mulheres que produzem é um incentivo a mais para nós, cafeicultoras, que queremos estar mais presentes no dia a dia da Cocatrel”, finalizou Maria da Glória.
O encontro contou com a presença de cerca de 80 mulheres. Um bate papo com a diretoria abriu o evento e as cooperadas presentes puderam esclarecer dúvidas, dar sugestões, opiniões e, ainda, conhecer melhor sobre as atividades da Cooperativa.
Laiz Mendonça Figueiredo, que é cooperada e uma das integrantes da comissão organizadora do Cafeína, garantiu que a Cocatrel está no caminho certo. “Fiquei muito satisfeita em poder participar da criação do grupo, onde o foco não é apenas reunir mulheres para falar sobre café e, sim, um grupo com o foco nas mulheres que produzem, que estão realmente ligadas à cafeicultura e querem melhorar suas práticas, compartilhando ideias, vendo o que está dando certo em outras propriedades, para, juntas, conseguirmos prosperar. Considero essa iniciativa da Cocatrel muito importante para a aproximação efetiva das cooperadas junto da Cooperativa”, finalizou.
Além da integração do grupo Cafeína, outro lançamento surpreendeu as cooperadas presentes no evento, os novos cafés especiais da linha Montrês: Pérola e Violeta, que são 100% produzidos com cafés de mulheres. Os novos produtos chegam ao mercado em homenagem ao mês da mulher (março), trazendo notas e aromas deliciosos para quem é fã de um bom café.
“Estamos extremamente satisfeitos com a criação do grupo Cafeína Cocatrel, que tem nosso total apoio. Foi muito bom ver o quão participativas e interessadas são nossas cooperadas, que, tenho certeza, trarão muitas ideias e contribuirão bastante com a nossa gestão, que tem como princípios a transparência e a aproximação constante de nossos cooperados”, afirma Marco Valério Brito.
O próximo encontro do Cafeína Cocatrel acontecerá no dia 15 de março, no II Encontro das Mulheres do Café, realizado pela Cocatrel, em Três Pontas.
(Assessoria de Imprensa da Cocatrel)