Beleza e Saúde – Hidratar os cabelos deve ser incluído no roteiro de cuidados no verão
Nos últimos dias, a temperatura subiu bastante. Em Três Pontas, para esta sexta-feira (7) o Climatempo prevê mínima de 20° e máxima de 31°. Com tanto calor é preciso adotar uma série de cuidados para preservar a saúde e o bem-estar. Tomar bastante líquido, optar por roupas e calçados leves, passar protetor de pele antes de sair de casa e usar guarda-sol são algumas dicas.
Mas entre os cuidados que se acentuam no verão, muita gente se esquece dos cabelos e eles ficam completamente expostos aos raios ultravioletas, ao vento, às chuvas que nesta época também podem ocorrer a qualquer momento, à poeira, ao cloro, ao sal, enfim, a vários fatores externos que podem prejudicar e muito a saúde e a beleza das madeixas. Tudo isso sem contar as agressões provocadas pelas escovas, chapinhas, baby liss e pelos produtos químicos usados nas tinturas, nos relaxamentos, nas progressivas e em outras opções que viram a cabeça da mulherada.
Segundo a cabeleireira, Maria Aparecida dos Santos Costa Miranda (foto ao lado), a hidratação é sempre bem-vinda para restaurar os fios, principalmente, neste período do ano. Ela explica que é imensa a quantidade de produtos que podem ser aplicados em casa mesmo. No mercado existem hidratantes em forma de máscara, líquidos, sprays de todas as marcas e preços. No entanto, a cabeleireira orienta que antes de comprar, a consumidora deve procurar orientações de um profissional.
“O preço de um hidratante não significa que ele é melhor ou pior. É claro que os mais caros têm, sim, suas fórmulas mais elaboradas, no entanto, eles podem ser bons para uns e não tão bons para outros tipos de cabelo. Então, é preciso adquirir um produto adequado à característica do fio e não pelo preço”, comenta Cidinha Costa. Ela completa afirmando que cada cabelo tem a sua particularidade, podendo ser oleoso, seco, ressecado, de ponta seca e raiz oleosa, liso, cacheado, enfim; então, o correto é tratar deles conforme a necessidade de cada um. Outra indicação é que o produto tenha, indispensavelmente, proteção solar.
Da raiz às pontas – limpeza bem feita é o primeiro passo
O couro cabeludo exige atenção especial, segundo Cidinha Costa. Fazer uma boa higienização evita o acúmulo de fungos e bactérias que além de prejudicar o crescimento, podem ocasionar doenças e queda. Esta assepsia é fundamental para quem deseja ter cabelos brilhantes e saudáveis.
A cabeleireira ensina que lavar o couro cabeludo é o primeiro passo. Com os cabelos molhados, deve-se distribuir uma pequena quantidade de shampoo (algo parecido com uma moeda de um real já é o suficiente) e esfregar com as pontas dos dedos (e não com a unha) a raiz, a nuca, as orelhas. Isso deve ser feito pelo menos duas vezes.
“Espuma demais não significa couro e fios lavados, então, use pouco shampoo, não enrole o cabelo para cima, deixe-o alinhado na forma do caimento e nunca esfregue os fios, o shampoo só passa por eles. Esfregar os fios agride ainda mais, as escamas ficam mais abertas e isso pode quebrar os fios”, completa Cidinha.
Depois é enxaguar bem e aplicar o condicionador também na quantidade correspondente à moeda de um real. Aqui, a cabeleireira orienta que não se deve usar no couro cabeludo, apenas nos fios para que as escamas se fechem e os cabelos fiquem com mais brilho e mais soltos.
A hidratação
Nos salões de beleza a assepsia do couro cabeludo, a lavagem dos fios e a hidratação costumam ser profundas, mas em casa dá para seguir as dicas e fazer uma boa manutenção.
Cidinha Costa explica que a hidratação – se for em máscara – deve ser feita após o shampoo, massageando no sentido às pontas. A quantidade e os minutos que o produto ficará em contato com os fios devem ser seguidos conforme orientação descrita na embalagem. Após o enxague, será a vez do condicionador.
“Fazer a manutenção diária dos cabelos é importantíssimo. Do jeito que o nosso corpo precisa de uma alimentação saudável e balanceada, nossos cabelos também precisam do alimento deles”.
A secagem
Para finalizar, Cidinha Costa comenta que lavar os cabelos mais cedo e nunca dormir com eles molhados afasta o risco da proliferação de bactérias, consequentemente, o apodrecimento dos fios que leva à quebra e queda e até ao mau cheiro.
Amarrar ainda molhado é outro crime, pelo menos a raiz precisa estar seca. Ah, e se for usar secador, completa a cabeleireira, “aplique antes um protetor térmico, não coloque o secador direto no couro, nem no fio com escova para não queimar. E, se usou secador, hidratação no dia seguinte”.
No Comment