Beatificação de Padre Victor: dentro e fora do Aeroporto tem estrutura especial
Por Mariana Tiso (Estagiária) e Arlene Brito
Deixar toda a estrutura pronta ainda hoje (12). É esta a meta da Comissão Organizadora e também dos profissionais envolvidos na preparação do Aeroporto de Três Pontas para a cerimônia de Beatificação de Padre Victor, que acontece sábado (14), às 16 horas.
O palco terá 20 x 40 metros e ficará bem próximo à cabeceira da pista. A ornamentação ainda está mantida em sigilo, mas há quem garanta que o cenário será mais um detalhe inesquecível dentro do fato que marca a história da Igreja, das cidades de Campanha (onde padre Victor nasceu) e Três Pontas (onde ele foi Pároco por 53 anos) e do Brasil. Padre Victor será o primeiro Beato negro do País. Flores, castiçais, crucifixo… as relíquias e a imagem de Francisco de Paula Victor também irão compor o quadro.
Dom Diamantino Prata de Carvalho (Bispo da Diocese da Campanha) e o Cardeal Angelo Amato (Delegado do Papa Francisco e Prefeito da Congregação das Causas dos Santos – Vaticano/Roma) estarão ladeados por concelebrantes. Ainda no palco principal, se acomodarão bispos e cardeais, além do governador Fernando Pimentel – que já confirmou a presença.
À direita do palco, em estruturas à parte, estará o coral composto de 150 integrantes de Três Pontas e Varginha e orquestra. À esquerda ficará a imprensa vinda de todo o Sul de Minas e de outras regiões.
À frente, nos primeiros espaços, ficarão autoridades políticas que serão anfitriadas pelo Prefeito Paulo Luis Rabello. Há rumores que o senador Aécio Neves, ex-governador do Estado, comparecerá e que escolheu ficar junto ao povo.
De acordo com organizadores, serão disponibilizadas 2.000 cadeiras. Não haverá esquema de reserva. Quem chegar primeiro, ocupará os assentos. As demais pessoas que desejarem um pouco de comodidade durante a Missa – que vai durar duas horas – poderão levar banquinhos de plástico ou cadeiras de praia.
Na intenção de que todos consigam assistir à celebração, serão colocados vários telões de LED ao longo da pista. Nela, por 1.040 metros, ficarão concentrados os devotos. A expectativa é a vinda de 100 mil visitantes que se agruparão aos trespontanos.
Para o público, serão colocados 200 banheiros químicos – femininos e masculinos, separadamente. E terá praça de alimentação.
Existe por parte da organização do evento grande preocupação com a segurança e o bem-estar dos participantes. Então, postos de saúde, 30 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 4 UTIs móveis, postos policial e do Corpo de Bombeiros completam a estrutura.
Os portões serão abertos ao meio dia.
Fora do Aeroporto também tem estrutura e será possível acompanhar a Beatificação
Três Pontas está em festa e aguarda ansiosamente pela Beatificação. No entanto, existem trespontanos que podem se deparar com dificuldades em ir ao Aeroporto. Para eles, uma opção é acompanhar a cerimônia no Centro da Cidade. Dois telões de LED serão instalados – um no interior e outro fora – da Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, na Praça Cônego Victor.
A transmissão em tempo real também será feita pela TV Aparecida e pela TV Alterosa Sul de Minas.
Em vários pontos da região urbana, além de agentes de trânsito, os trespontanos e visitantes contarão com postos médicos, com plantões reforçados no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e na Santa Casa.
Foi solicitado a todos os hospitais das cidades vizinhas que mantenham estado de alerta para atendimento a possíveis acidentes ou incidentes de maior intensidade.
(Plantas e fotos cedidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Três Pontas)