Aumento do estoque de sangue é esperado durante semana em que se comemora o Dia do Doador
Nesta terça-feira, 25 de novembro, é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída em 30 de junho de 1964 pelo Decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco.
A Farmacêutica, Carolina Scalioni Ramos, aproveita o momento em que o assunto está em evidência para reforçar que apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Para a profissional que integra a equipe da Santa Casa de Três Pontas este é um bom motivo para que as pessoas experimentem a sensação de gratidão promovida pelo ato solidário.
Está agendada para sexta-feira (28) – como acontece semanalmente – a viagem até a Unidade da Fundação Hemominas em Poços de Caldas onde é feita a coleta de sangue dos doadores trespontanos. A saída será às 6 horas da manhã, com transporte gratuito sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A alimentação será fornecida pela Santa Casa de Três Pontas.
As pessoas que puderem contribuir devem entrar em contato com o Hospital São Francisco de Assis (3265-9700) e informar o seu nome.
Números
Por mês são realizadas em média 85 transfusões de sangue na Santa Casa de Três Pontas. Atualmente, 60 doadores estão cadastrados na entidade. Não bastasse o pequeno número, nem todos comparecem assiduamente para o ato que salva vidas. Há meses em que apenas 30 pessoas praticam a ação voluntária. Se a demanda é maior que a doação, o depósito fica baixo e algumas vezes zerado para determinados tipos sanguíneos.
Manter o Banco de Sangue da Cidade o mais próximo possível do ideal, considerando a média de demanda mensal, é muito importante. Ele é a única fonte segura de recurso em caso de urgência.
Hoje, Três Pontas só pode recorrer à Unidade da Fundação Hemominas de Poços de Caldas. Como o transporte dos hemo componentes é feito pela SMS não fica descartada a eventual falta de veículo para buscar bolsas num caso de emergência.
Critérios básicos para doação de sangue
Quem pode doar
- Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
- Quem tem e está com boa saúde.
- Quem pesa acima de 50 quilos.
- Quem dormiu bem na noite anterior à doação.
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.
- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação.
- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.
- Quem já usou alguma vez drogas injetáveis.
- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado.
- Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três meses e após cesárea, seis meses.
- Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos seis meses.
- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis meses.
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses.
- Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
- Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca: somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.
- (Fonte: Hemominas).
No Comment