Audiência Pública na Câmara debate normas para Projeto de restauração de horários e locais para carga e descarga no município
Com o passar dos anos, tudo evolui. As cidades crescem, a população aumenta e principalmente o número de veículos. Paralelo a este desenvolvimento está o comércio. Com o consumismo cada vez mais em alta, o fluxo de mercadorias e produtos para abastecer lojas e empresas aumenta na mesma proporção. Ao final, os problemas surgem instantaneamente também. Falta de vagas para carros, necessidade de faixas elevadas e semáforos e tudo mais que uma cidade em crescimento precisa.
Três Pontas não é diferente e por isso mesmo se defronta com um problema sério. A falta de vagas para carga e descarga e especificamente os horários mais adequados para estas finalidades. Para dirimir a questão, o Projeto de Lei nº 016, de junho deste ano foi elaborado para ser discutido na Câmara e, possivelmente votado. A finalidade é alterar a Lei Municipal nº 3.546 de junho de 2014, que regula a Área de Estacionamento para Operação de Carga e Descarga no âmbito do Município de Três Pontas. Contudo, é praxe dos vereadores, sempre ouvir a opinião de quem será afetado por uma nova lei ou norma a ser implantada. A pedido dos vereadores Benício Baldansi, Geraldo Prado, Luiz Flávio Floriano e do autor do Projeto, Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro), em parceria com a Associação Comercial de Três Pontas (Acai), os empresários e comerciantes foram convidados para uma Audiência Pública na noite de quinta-feira, dia 14 de setembro, no Plenário da Câmara. Como era esperado, pouca gente compareceu.
Mesmo assim, a representatividade foi grande. Participaram donos e gerentes de supermercados, lojas de departamentos, móveis e eletrônicos, de empresas ligadas ao transporte e membros de outros segmentos diretamente envolvidos na relação carga e descarga. A mesa de direcionamentos foi composta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Benício Baldansi, presidente da Acai Michel Renan Simão Castro e por Danilo Alves da Silva, chefe da Divisão de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Três Pontas. A bancada dos parlamentares foi ocupada ainda pelos vereadores Sérgio Silva, Maycon Machado, Roberto Cardoso, Marlene Lima, Erik Roberto e alguns representantes do comércio.
O primeiro ato da reunião foi a leitura integral do Projeto, feita pelo secretário da Mesa Diretora, vereador Maycon Machado. Na sequência, todos tiveram a oportunidade de explanar na tribuna sobre seus posicionamentos. O chefe do setor de Trânsito disse que ainda não há um mapeamento dos espaços disponíveis para carga e descarga, porém será providenciado. Ele respondeu alguns questionamentos dos participantes e ouviu atentamente as ideias expostas. No geral, o encontro serviu para que um consenso, pelo menos quanto aos horários destes serviços, fosse definido. Das 7 às 18 horas no Centro da cidade. Outra reunião será marcada para demandar sobre todas as sugestões ouvidas. O objetivo é conseguir adequar o projeto às necessidades da coletividade. Mesmo porque, não há espaço para criação de novas áreas de descarga no Centro e com o aumento da frota, isso será inviável.
Os vereadores cumpriram seus papeis, levando ao conhecimento da população um Projeto importante para todos. Agora, as propostas serão filtradas e discutidas novamente com uma comissão a ser formada por comerciantes, Acai e parlamentares, todos em busca de medidas que proporcionem o bem comum.
(Francisco Cândido – Assessor da Câmara Municipal de Três Pontas)