Chegam Audições de Primavera: música, entretenimento, arte e cultura reunidos no Conservatório de Música de Três Pontas
Por Mariana Tiso (Estagiária)
O Projeto Música nas Quatro Estações do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos, abre as Audições de Primavera. Na próxima semana, de 9 a 12 de novembro, diretores, professores, alunos e a comunidade em geral participarão de várias atividades voltadas à música, entretenimento, arte e cultura. As audições acontecerão sempre às 19h30min, no Espaço Cultural do Conservatório – criado em 2013, quando a Prefeitura de Três Pontas revitalizou a Escola. O Espaço tem capacidade para 120 pessoas.
Beto Maciel, atual Coordenador Artístico Pedagógico, conta que durante algum tempo existiu apenas a “Semana da Primavera”. Mas, inspirada no compositor contemporâneo Antonio Vivaldi, a coordenação mudou para “Projeto Música nas Quatro Estações”. Assim, o ano todo são promovidos recitais, audições, workshops, palestras e outras atividades que ampliam o conhecimento, oferecem oportunidade de lazer e, entre os benefícios, criam uma interatividade com a comunidade, aproximando ainda os pais dos alunos aos professores do Conservatório.
As Audições de Primavera dão sequência ao Projeto sempre muito procurado por jovens e adultos de todas as idades.
Grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni em português: “As Quatro Estações”.
Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro têm um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.
As Quatro Estações é a obra mais conhecida do compositor e está entre as peças mais populares da música barroca.