Atrase seu relógio: Horário de verão terminará neste sábado
Jessica Mesquita Silva
Os moradores de 10 estados e do Distrito Federal deverão atrasar os seus relógios em 1 hora a partir da meia-noite deste sábado (17).
O horário deverá ser ajustado por moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Economia ou gasto?
No ano passado, estudos comprovaram que os picos de consumo de energia com o horário de verão ocorrem durante o início da tarde, entre 14 e 15 horas e não no fim da tarde e noite. Ou seja: a mudança no relógio não gera muita contenção de gastos.
Devido a isso, o Governo Federal chegou a avaliar o fim do horário de verão em 2018. Porém, com os níveis de água reduzidos nas hidrelétricas, mesmo tendo pouca economia, concluiu-se que ainda é uma vantagem manter o horário.
2018
Neste ano, o horário de verão começará no dia 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições. A mudança foi feita pelo presidente Michel Temer e teve o objetivo de evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.
(Fonte: G1)