Atendimento a panes somam mais de 78 mil casos na BR – 381
Em 2016, a Autopista Fernão Dias realizou mais de 159 mil atendimentos aos usuários da BR-381, nos 570 quilômetros concedidos. Esses atendimentos abrangem desde a retirada de um objeto da Rodovia até o resgate de vítimas em acidentes.
Do total de registros, cerca de 44,62% estão relacionados a problemas nos veículos. Os atendimentos às panes por falta de combustível, problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor, bateria descarregada e pneus furados somaram cerca de 78 mil casos. Entre o socorro mais procurado está o mecânico, com total de 56.817 ocorrências, seguido auxílio para pneu furado, com 9.416 atendimentos.
Os atendimentos prestados pelas equipes da Autopista funcionam 24 horas por dia.
A concessionária disponibiliza além dos 14 guinchos leves, três guinchos pesados e três guinchos super pesados que operam na Rodovia. Também fazem parte dos recursos operacionais 12 ambulâncias de resgate e seis ambulâncias equipadas com UTI para atendimento pré-hospitalar de urgência. Mais 13 viaturas de inspeção de tráfego e veículos operacionais de apoio ao combate a incêndio percorrem constantemente a Rodovia.
“Prestamos todo socorro necessário, mas continuamos alertando os usuários sobre a importância de verificar as condições dos veículos antes de seguir viagem. É fundamental checar a parte mecânica e elétrica, situação dos pneus e planejar o abastecimento. Falta de combustível é considerada infração de trânsito passível de multa e pontos na carteira do motorista”, explica o Gerente de Tráfego, José Carlos de Oliveira.
O Gerente também reforça que a manutenção prévia do veículo evita atrasos na viagem. “O automóvel parado na Rodovia pode causar um acidente. Assim, o resgate e o auxílio da concessionária representam segurança real para quem está na Rodovia. O atendimento é feito da forma mais rápida possível, diminuindo o tempo de exposição dos usuários”.
As informações sobre as condições de tráfego podem ser consultadas através do site da concessionária www.autopistafernao.com.br ou por contato do 0800 283 0381 e do 0800 717 1000 (para usuários com deficiência auditiva ou da fala; não aceita chamadas de celulares e telefones convencionais).
Atendimento clínico
A procura por atendimento clínico na Rodovia chegou a 3.232 casos. Os atendimentos são relacionados a pessoas que passam mal e precisam ser socorridas por motivos diversos, como descontrole da pressão arterial, problemas cardiovasculares, mal súbito, trabalho de parto, entre outros.
“Também é uma forma de prevenir acidentes e garantir segurança aos que trafegam pelo trecho concessionado. O atendimento médico evita que a pessoa dirija sem condições adequadas de saúde, o que pode evitar acidentes”, afirma Oliveira.