Associação Comercial – Com união, trabalhar para ampliar a assistência aos associados e contribuir para o crescimento de Três Pontas; é esta a proposta da Diretoria empossada
“Senhores Diretores, vocês fazem parte da maior associação existente hoje em nosso Município. Façamos jus para bem representá-la e trazermos o máximo de benefício e o máximo de crescimento para a nossa comunidade”.
Com a convocação, o Presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (Acai), Michel Renan Simão Castro, encerrou o discurso durante a Posse da Diretoria eleita para o Triênio 2015-2017. A Solenidade, na noite de terça-feira (27), foi prestigiada por representantes de vários segmentos do Município e por visitantes, dentre eles, Luiz Carlos Caldeira Junior, Analista Técnico do Sebrae Microrregião de Varginha (MG), um dos grandes parceiros da entidade trespontana.
Michel Renan prestou contas, dividindo o mandato passado, também sob a sua liderança, em três fases. A primeira, mencionou, foi a do ressurgimento. O Presidente analisa que a Acai estava adormecida e tinha pouca visibilidade. Uma das primeiras medidas, disse, foi dar a ela novas formas, dinâmicas para que os associados percebessem que é vantajoso estar na entidade. Outra meta era a inclusão. “Hoje, a Associação Comercial está em todos os eventos, é convidada a participar, a dialogar, assim, pode colaborar que é a sua função”.
O segundo passo, também concretizado com sucesso conforme Michel Renan, se materializa em números. Na posse anterior, recordou, compareceram 12 pessoas, público significantemente inferior ao daquela noite. Mais presença sinalizou para o Presidente o início do reconhecimento do valor da Acai. Houve aumento também no quadro de associados, pulando dos 260 para quase 500. Quanto ao faturamento, resumiu que é necessário fazer com que ele cresça continuamente para que novos produtos e serviços possam ser oferecidos ao associado.
“A Associação deixou de ser comercial e passou a ser comercial, industrial, da prestação de serviços e de outros setores onde podemos atuar. Desta forma se compatibilizou à diversificação das atividades do Município, antes focadas na agricultura e atualmente bem divididas, mudança que faz com que a Cidade sofra menos com as crises e cresça cada vez mais”.
Assim, Michel Renan abordou a terceira fase, a da consolidação. Ele destacou que nos últimos três anos, 30.000 pessoas movimentaram a Acai, através de cursos, palestras, workshops, oficinas e outras atividades que objetivaram a capacitação, a troca de ideias e a fomentação do crescimento. Tudo isso, reconheceu, pode ser concretizado com o apoio de parceiros.
O Presidente enfatizou um desses momentos. Para ele, realizar em agosto passado o Seminário Empretec, há tempos almejado, foi um marco do triênio anterior. Segundo explica o Sebrae, o Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes. Em 2014, os trespontanos puderam estar entre eles.
Crescimento pessoal
Aproveitando o momento, o Empresário revelou que estar à frente da Associação Comercial no mandato passado foi oportunidade também de crescimento pessoal. Uma das evoluções estaria relacionada a críticas, até então, repugnantes. Agora, disse – a partir do momento que não carregam o espírito destrutivo e que partem de pessoas participativas, presentes – elas são bem-vindas porque, admite, fazem com que mexamos nos nossos objetivos e anseios.
Michel Renan justificou que todas as vezes que entrou em discussões foi de forma ordeira e com o intuito de colaborar e jamais partiu para uma missão sem consultar a Diretoria e demais associados. “Aqui estamos somente representando, não somos donos. Mesmo que tenhamos vontade de colocar em prática as nossas vontades, ouvimos. Sempre tivemos o apoio da classe. Eu tive e tenho a retaguarda que me encoraja e dá suporte para eu participar dessas discussões”.
O Presidente da Acai Triênio 2015-2017 se lembrou ainda de convocar novos participantes, afirmando que a Associação pode oferecer algo de bom a todos. Em seguida, empossou os demais membros deixando mais uma mensagem. “As crises sempre virão, mas, unidos, as faremos mais amenas porque nas coisas feitas de coração, com dedicação e boa vontade os resultados aparecem”.
Importância das parcerias ganha força na voz do Vice-Presidente da Associação Comercial
O Presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos da Silva, o Vice-Presidente Geraldo Messias Cabral, a Secretária da Mesa Diretora – vereadora Valéria Evangelista Oliveira e os colegas Alessandra Vitar Sudério Penha, Vitor Bárbara, Paulo Vitor da Silva, Francisco de Paula Vitor Cougo e Edson Vitor Nascimento compareceram à Solenidade. Na tribuna ou ao “pé do ouvido” se colocaram à disposição da Associação Comercial no sentido de estimular o desenvolvimento de Três Pontas.
Quem aproveitou o gancho foi o Vice-Presidente da Acai, Bruno Dixini Carvalho. “A parceria com o Legislativo é muito importante porque temos sido reféns de políticas muito complicadas”, começou ele.
Em seguida, reforçou que o apoio político é de grande importância para a superação de crises. “Vencer os desafios não depende só dos empresários, mas da parceria, da flexibilidade, da abertura da Câmara em nos receber e aplicar coisas para a nossa realidade”.
Bruno Carvalho enalteceu também o perfil empresarial trespontano ao comentar que a Cidade está muito bem representada tendo vários de seus filhos na presidência de redes dos ramos supermercadista, material de construção, farmácias.
“Três Pontas tem pujança administrativa. Depende da gente – empresários, políticos, lideranças do setor de segurança pública, consumidores e tantos outros elos da comunidade ‘botar ela pra rodar e acontecer’. Contamos com vocês para conseguirmos acelerar ainda mais o índice de crescimento do Município e da nossa gente, ainda que meio a contratempos”, finalizou o Vice-Presidente.
Ainda dentro do cerimonial, foi aberto espaço à Mariliz e Elaine. O microfone foi usado para agradecer o apoio da Acai e convidar integrantes da classe feminina ali presentes a aderir ao Grupo Mulheres Empreendedoras. Por último foi apresentado, com uso de recursos de áudio e visuais, o novo site da Acai, segundo o Gerente Hélio, desenvolvido para aprimorar a comunicação com a entidade e para também customizar a apresentação dos inúmeros produtos e serviços disponibilizados.
Diretoria Empossada para o Triênio 2015-2017
Presidente: Michel Renan Simão Castro
Vice-Presidente: Bruno Dixini Carvalho
1º Secretário: Tiago Miranda de Figueiredo
2º Secretário: Eduardo Reis Chaves
1º Tesoureiro: Alberto Vitor da Conceição
2º Tesoureiro: Sávio Martins da Costa Garcia
Diretor Social: Diego Ferreira Andrade
Diretor de Relações Públicas, Propaganda e Marketing: Allan Piva Oliveira
Diretor de Eventos: Edward José Diniz
Diretor de Serviço de Proteção ao Crédito: Reginaldo Vitor Andrade
Conselho Fiscal
Efetivos
Edward José Diniz
Euler Dias
Sergio Henrique Ferreira
Suplentes
Delson Lamaita Miranda
Daniel Carvalho de Miranda
Rovilson Vitor da Silva