Anac aprova horários da Azul para voos Varginha/Belo Horizonte
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), através da Secretaria da Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas (Comclar), emitiu parecer favorável na sexta-feira (15) para o HOTRAN – Horários de Transporte – apresentado pela Azul Linhas Aéreas para voos Varginha/Belo Horizonte, Belo Horizonte/Varginha, que deverão ser retomados a partir do dia 2 de março, conforme anunciado pela empresa aérea.
Serão oferecidas três frequências semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras – com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Os voos serão realizados com o equipamento turboélice ATR 72-600, com capacidade para 70 assentos.
A operação será matinal, com decolagem de Belo Horizonte às 9h17min e chegada em Varginha às 10h20min e saída de Varginha às 10h45min e chegada em Belo Horizonte às 11h44min. Semanalmente serão ofertados cerca de 400 assentos na nova rota.
O Secretário de Planejamento de Varginha e Vice-Prefeito Vérdi Melo, que vem acompanhando as negociações desde o início com a Azul, recebeu a notícia com bastante entusiasmo. “A retomada dos voos para Varginha é fruto dos esforços envidados pela Administração, no sentido de reativar os voos comerciais no aeroporto da cidade. “Estamos muito satisfeitos, tranquilos e certos de que trabalhamos para um resultado positivo. Ganham Varginha e toda a região”, disse.
“A retomada de operações em Varginha é possível a partir de melhorias no aeroporto e a consolidação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como um grande centro distribuidor de voos da Azul. Estamos confiantes de que a operação atenderá à demanda da comunidade regional do sul mineiro e auxiliará a economia local. Com a nova rota, milhares de clientes de diversas cidades poderão chegar a todo o Brasil com a ampla conectividade da empresa em Belo Horizonte. Além disso, reafirmamos nossa posição de liderança de operações em Minas Gerais com os voos em Varginha”, afirma Marcelo Bento, Diretor de Planejamento e Alianças da Azul.
Para receber os voos da Azul, com aeronaves maiores, AT72, com capacidade para 70 passageiros, o Aeroporto de Varginha está passando por uma revitalização. As obras vão da ampliação da sala de embarques até melhorias na pista e seu entorno, tudo para garantir a segurança da operação.
A partir do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, os clientes de Varginha terão acesso a mais de 55 destinos, entre eles: Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Uberaba, Uberlândia, São Paulo (Campinas, Guarulhos e Congonhas), Goiânia, Montes Claros, Salvador, Brasília, Vitória, Governador Valadares, Ipatinga, Recife, Vitória da Conquista, Teresina, Belém, Barreiras, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Imperatriz.
O destino – Varginha fica a pouco mais de 300 quilômetros de Belo Horizonte, tem aproximadamente 120 mil habitantes e é uma das cidades mais importantes do Sul de Minas. O novo destino da Azul tem especial relevância na cafeicultura que é a segunda maior praça do produto no Brasil, além de ter grande força na indústria e comércio, o que o torna um polo regional.
A cidade também carrega uma curiosidade que recebeu atenção mundial: em janeiro de 1996 foi registrado o aparecimento de uma criatura humanoide que atraiu a atenção de ufólogos, autoridades e curiosos.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Varginha)