Alunos do Parlamento Jovem receberão Certificados em solenidade que marcará encerramento do primeiro ano de trabalhos da Escola do Legislativo de Três Pontas
Até o momento, apenas um Projeto de Lei está na pauta de votação da sessão desta segunda-feira (30), da Câmara de Vereadores de Três Pontas. A partir das 18h30min, os legisladores deverão analisar, aprovar ou rejeitar o pedido do Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS) de abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente, visando inserir dotação junto à Secretaria Municipal de Transportes e Obras, para que seja providenciada a devolução do saldo remanescente do Convênio 792685/2013, repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que teve como objeto a aquisição de máquinas e equipamentos para a promoção de obras em estradas vicinais rurais no Município. O valor é R$ 14.200,00. As comissões de Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Fiscalização e ainda Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura Municipal já deram parecer favorável.
Após a votação, com início previsto para às 19h30min, a Câmara e a Escola do Legislativo de Três Pontas “Professora Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, realizarão a solenidade de entrega dos Certificados de Participação do Parlamento Jovem – Edição 2015.
A cerimônia marcará o fechamento do primeiro ano de trabalho do Parlamento Jovem trespontano, lançado em março. No decorrer de 2015, os alunos participaram de palestras referentes à “Segurança Pública e Direitos Humanos”, discutiram os subtemas “Prevenção Social do Crime”, “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” e “Proteção a Segmentos Vulneráveis” e elaboraram propostas apresentadas em plenárias municipal, regional e estadual.
No total, 160 estudantes do ensino médio, oriundos de várias escolas do Município, foram inscritos para receberem uma formação política e cidadã que objetiva contribuir para o interesse e participação democrática dos jovens no Município.
Em outubro, durante a Plenária Estadual sediada pela Assembleia de Minas, em Belo Horizonte, os alunos da Escola do Legislativo de Três Pontas ajudaram a escolher o tema que norteará as ações do próximo ano nos parlamentos jovens do Estado. Os trabalhos serão em torno da Mobilidade Urbana.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e Câmaras Municipais. Em Três Pontas, esse projeto é desenvolvido na Escola do Legislativo que tem à frente a Vereadora Valéria Evangelista Oliveira (Presidente), Dr. Guilherme Ribeiro Oliveira (Diretor) e Carlos Henrique Castro (Assessor Técnico e Administrativo).