Água – Cuidar para não faltar
Usar sim, mas com responsabilidade. É esta a orientação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para que seja afastado o risco de possível racionamento futuro de água em Três Pontas. O pedido de colaboração à comunidade, no sentido de evitar o desperdício está estampado no site da autarquia municipal e é tema de divulgação em carro de som que está percorrendo todos os bairros da cidade.
De acordo com a diretora do SAAE, Marisa Cainelli Basilio de Brito (foto), o efeito negativo da longa estiagem que atingiu inúmeras localidades brasileiras foi sentido também aqui. “Muitas vezes é preciso desligar as bombas de captação porque o nível das fontes fica baixo. Enquanto esperamos as devidas condições para religar, o abastecimento segue normalmente, ou seja, é água saindo, mas não entrando no sistema. Com isso, o reservatório também fica baixo. Para não faltar água tratada é preciso economizar”, explica. Atualmente, a média de consumo em Três Pontas é de 10 milhões de litros de água por dia. A queda e elevação do nível dos ribeirões e córregos que abastecem a cidade são monitoradas 24 horas/dia via computador em sala de operações da Estação de Tratamento de Água (ETA I).
A engenheira Civil, Sanitarista e Ambientalista conta ainda que Três Pontas possui quatro fontes de captação. A captação dos Quatis era utilizada apenas em períodos de seca. No ano passado, por exemplo, somente a partir de junho ela foi acionada e juntamente com a do Custodinho garantiu grande parte do abastecimento. Mas ao perceber a necessidade de aumentar a vazão, o SAAE investiu no final de 2013 em uma obra que permitiu que a captação do Formiga voltasse ao funcionamento depois de um tempo desativada. Juntas, as três captam a vazão de 100 litros por segundo suficientes para garantir água a mais da metade da população, através da ETA I. “O problema é que para a captação das fontes dos Quatis e Formiga dependemos do nível da barragem do Custodinho que já dá sinais de comprometimentos”, completa Marisa. Segundo ela, neste sistema a quantidade de água disponível está no limite de reserva para distribuição.
O futuro pode estar nas “mãos” do Sistema Sete Cachoeiras
A quarta fonte é a Captação de Sete Cachoeiras com a capacidade total de vazão disponível de 400 litros por segundo. O SAAE detém outorga para 212 litros por segundo dos quais utiliza apenas 80 l/s. Por lá, o sistema só para de trabalhar quando ocorre uma eventualidade do tipo pane no motor, falta de energia ou rompimento de adutora.
Conhecido como ETA II, o sistema tende a se tornar a principal, senão a única, fonte de abastecimento dos trespontanos. Segundo a diretora do SAAE, um projeto será elaborado e recursos procurados junto ao Governo Federal para a utilização de mais 100 l/s, totalizando 180 l/s de água retirados do ribeirão.
Chuvas e economia – solução a curto prazo
As poucas chuvas que caíram no início da semana passada ajudaram, mas não foram suficientes para tranquilizar o SAAE quanto ao nível das fontes da ETA I e do reservatório, por isso, a diretora reforça a importância da economia. “Evitar o desperdício é essencial. Por enquanto o consumidor está livre de multa que só será aplicada se houver racionamento, emergência ou calamidade pública. No entanto, deve pensar bastante antes de usar a água de forma inadequada. Hoje, o mundo inteiro sofre com a escassez e as previsões não são nada otimistas até para o nosso País e para o nosso Estado. Dos 853 municípios mineiros 600 correm o risco de ficar sem água. Vamos evitar que Três Pontas – que é uma cidade privilegiada quanto ao lençol freático, mas que já poderia estar em dificuldades não fosse a obra realizada no Córrego Formiga – faça parte desse conjunto”, conclama Marisa.
Algumas dicas para economizar água, ajudar a manter o abastecimento e reduzir despesas no final do mês
- Não deixe a torneira aberta enquanto estiver escovando os dentes
- Ao fechar a torneira, certifique-se que ela não ficou pingando
- Canos furados e vazamentos são desperdício de água potável e dinheiro; evite-os
- Coloque aerador na torneira. Essa válvula ajuda a economizar água ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso
- Retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira; jamais deixe a torneira aberta enquanto estiver ensaboando as louças
- Reduza o tempo do banho no chuveiro
- Varra antes de lavar quintais, garagens etc e substitua a mangueira por balde ou água usada para lavar roupas
- Na hora de escolher um vaso sanitário para o seu banheiro opte pelos modelos com caixa acoplada que gastam bem menos água na descarga
- Regue com regador
- Evite lavar o carro em época de escassez, mas se realmente for necessário use balde com água e panos
(Planeta Sustentável)