Adolescente de 15 anos lança livro experimental
Com uma linguagem fora das regras narrativas convencionais, um adolescente de 15 anos, morador da pequena cidade de Juruaia, lança seu primeiro livro. A obra é um “romance experimental, pois Um Breve Momento apresenta uma história confusa e, por vezes, quase incompreensível”, comenta Caetano Lacerda.
O personagem do livro é um misantropo e isso o faz viver em constante sofrimento. O tempo em que se passa a história e a linguagem fora do convencional são uma extensão da obra e a sequência temporal é quase imperceptível. “Eu quis mostrar com esse livro que um breve momento pode durar um segundo ou toda a eternidade”, explica.
O livro é autobiográfico e Lacerda não esconde essa característica de sua obra. Assim como o personagem do livro, o escritor é um ser recluso, ama a solidão, é demasiado sensível e está sempre afastado das outras pessoas. Sua companhia preferida sempre foram os livros. Mais certo seria dizer: os autores de certos livros. Thomas Mann, James Joyce, Virginia Woolf, Franz Kakfa e o brasileiro Machado de Assis estão entre os seus preferidos e, sem dúvida, influenciaram o adolescente em sua primeira obra.
A maturidade é uma característica marcante em Lacerda, apesar da pouca idade cronológica. E ele se mostra um realista quanto ao futuro. “Com este livro pretendo iniciar oficialmente minha vida como escritor. Não espero já grande reconhecimento – mas seria certamente muito bom que ele ocorresse agora. Minhas pretensões futuras são construir uma linguagem muito pessoal e original; e contar histórias nunca antes pensadas, de maneiras novas e diferentes de como foram feitas anteriormente. E, assim, num futuro mais distante – daqui a duzentos ou trezentos anos – ser reconhecido, assim como Goethe, Dostoievski, Mann, Joyce e Machado de Assis hoje o são”, finaliza.
Noite de Autógrafos
O livro Um Breve Momento será lançado no dia 11 de outubro, às 21h, no Cine 14 Bis, em Guaxupé, MG. Em breve, o livro será disponibilizado para compras através da internet. E o escritor já acerta participações em eventos literários para divulgar sua primeira obra.
(Eliana Sonja – Sakey Comunicação)
No Comment