500 anos da reforma protestante passa “em branco” em TP onde população evangélica se aproxima de 12% segundo IBGE
Jessica Mesquita Silva/Edição Arlene Brito
Ontem, 31 de outubro, foram comemorados os 500 anos da Reforma Protestante.
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010 havia pouco mais de 42 milhões de fiéis protestantes no Brasil. Tal número representava 22,2% da população brasileira. Entre 2013 e 2014, a porcentagem aumentou para 26%.
Também o IBGE aponta, em Três Pontas, 11,82% de protestantes. Entre esses evangélicos existem diversas igrejas tanto de missão (2%, por exemplo: igrejas Batista e Adventista) quanto igrejas pentecostais (7%, tendo como principais igrejas a Assembleia de Deus, Pentecostal Deus é Amor, Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã no Brasil e Maranata).
Nenhuma informação sobre atividades em comemoração aos 500 anos de Reforma Protestante no município foi veiculada.
O movimento
A Reforma Protestante teve início em 1517, quando o frade e teólogo Martinho Lutero fixou 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Em suas teses, Lutero expressava sua posição contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.
O movimento trouxe como resultado não apenas a divisão da Igreja do Ocidente: entre católicos romanos e os protestantes, originando o protestantismo, mas também o conceito de pluralidade social, liberdade de consciência, tolerância, liberdade religiosa, de pensamento, educação universal, entre outros.
Os protestantes também são conhecidos como evangélicos.