Lúcio Caldeira, professor do Unis, lança o livro “Estratégia Planejada”
Autor faz contribuições para o pensamento estratégico, além de proporcionar uma viagem pelo universo da Estratégia
No dia 15 de dezembro, a partir das 19 horas, na Unidade Avançada do Unis no Via Café Garden Shopping, em Varginha, acontece o evento de lançamento do livro “Estratégia Planejada: promovendo o alinhamento entre estratégias empresarial, de posicionamento e estrutural”, do professor Lúcio Caldeira, do Centro Universitário do Sul de Minas.
“Estratégia Planejada” é um livro sobre Administração Estratégica. Apresenta uma nova abordagem sobre o planejamento, já que a estratégia é dividida em duas partes: a empresarial e a competitiva. A empresarial decide em que negócios uma organização deve atuar; a competitiva escolhe a maneira ideal para competir nesses negócios.
Por sua vez, a estratégia competitiva é apresentada e analisada sob duas perspectivas: a estratégia de posicionamento e a estrutural. A de posicionamento tem a função de criar vantagem competitiva; a estrutural deve ser a base dessa vantagem. A primeira tem o objetivo de gerar volume de vendas e faturamento; a segunda busca o alinhamento e a sincronia interna para produzir lucro.
A obra é uma viagem pelo mundo da estratégia e é destinada a executivos, professores e estudantes interessados em adquirir uma visão sistêmica sobre o assunto, que exige amplitude na análise, pensamento relacional e interdisciplinar e capacidade para estabelecer conexões.
O livro é dividido em cinco grandes partes e seus capítulos.
- Na primeira, o objetivo é apresentar a base para o Pensamento Estratégico.
- Na segunda, a proposta é discutir a estratégia empresarial, a de posicionamento e a estrutural. Há aqui uma associação com os quatro grandes departamentos de uma organização: marketing, produção, recursos humanos e finanças. Foi chamada de Planejamento Estratégico.
- A terceira parte analisa as questões relacionadas ao Diagnóstico Estratégico, fundamental para se realizar planejamentos coerentes e viáveis.
- Na quarta, intitulada de Opções Estratégicas, pretende-se utilizar teorias de autores consagrados para validar a proposta de uma nova abordagem estratégica.
- Por fim, a quinta parte coloca a Estratégia em Perspectiva, avaliando temas como liderança, gestão da mudança, controle estratégico e cultura organizacional. Os capítulos finais discutem questões para se alcançar desempenhos superiores e propõem princípios para uma estratégia vencedora.
O autor
Lúcio Caldeira é professor doutor, palestrante, consultor e escritor, atuando nas áreas de Marketing e Gestão Estratégica. É autor dos livros: “Estratégia Planejada”, “A Guerra do Café”, “Revoluções no Café” e “Batalhas do Futebol”. Dentre outras atividades, atua como professor do Unis desde 2001. É formado em Administração, especialista em Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, Mestre em Estratégia e Doutor em Administração, com ênfase em Marketing.
(Ascom Unis-MG)